PINHEIROS REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 28 a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

O encontro, que foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, contou com a belíssima apresentação dos alunos do Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor - COPBEM, além da palestra ministrada pelo secretário de Assistência Social de Ecoporanga, Laudinei Vieira.

A Conferência, que foi organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, da vice-prefeita Suelena Denti, dos vereadores Alberione Carvalho, o Bê do Sobrado e Mauro Lúcio, do vereador licenciado e secretário de Assistência Social Edilson Monteiro, do presidente da Apae, Jonathas Francisco Orletti, funcionários das secretarias de Assistência Social e Educação e membros da sociedade pinheirense.

“Este evento foi de extrema importância, pois propôs novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social” – disse o prefeito Antonio.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social: a primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. “Além disso, ele engloba também a oferta de benefícios assistenciais oferecidos a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade” – explicou Edilson Monteiro.

[caption id="attachment_5558" align="aligncenter" width="640"]02 Conferência realizada em Pinheiros debateu o Sistema Única de Assistência Social.[/caption]

Durante a Conferência, realizada de 8 às 16 horas, foi discutido benefícios em prol do Município de Pinheiros. O encontro foi finalizado com eleição de delegados que participarão da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

Publicado em sexta-feira, 31 de julho de 2015