Prefeitura realiza III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Pinheiros realizou a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema "Comida de verdade no campo e na cidade: por Direitos e Soberania Alimentar".

[gallery columns="4" ids="5477,5478,5479,5481"]

O evento, que foi realizado dia 23 (terça-feira), no Espaço Futuro, das 8h às 16h, contou com a participação do IDAF, INCAPER, Associação da Agricultura Familiar, Asilo Casa da Vovó Sinhá, COPBEM, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiros, Secretarias Municipais de Educação, Obras, Agricultura e Meio Ambiente.

O intuito da realização do evento, segundo o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, era promover um extenso método de mobilização social com foco nas ações de abastecimento e segurança alimentar e nutricional. “É importante promover na prática, junto aos nossos parceiros, discussões que objetivam programar ações que garantam a todos o direito à alimentação adequada e saudável” – declarou Antonio.

O Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Conselheiro Nacional do CONSEA, Pedro Kitoko, conduziu uma palestra que frisou a importância da boa alimentação. “Se para plantas, verduras e legumes o agrotóxico serve de proteção, para os humanos é veneno. Portanto, o consumo dos alimentos, por exemplo, arroz, feijão, frutas, verduras, deve ter a ausência de qualquer composto nocivo para a saúde humana. Este alerta é válido também para o consumo dos alimentos transgênicos, que são os geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro”, alertou.

O vereador licenciado e secretário de Assistência Social, Edilson Monteiro, destacou que a proposta de promover a alimentação saudável, enfrentar a obesidade e reduzir a insegurança alimentar e nutricional de grupos tradicionais estão entre os principais desafios do Brasil depois da superação da fome. “Todo o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social visa sempre o bem estar dos pinheirenses. Portanto, estabelecer este elo de melhorar a alimentação das pessoas e valorizar mais a Agricultura Familiar no Município, está entre o plano de trabalho da nossa pasta”, disse.

Além da palestra com Pedro Kitoko, esteve entre as atividades da III Conferência a aprovação do regulamento interno, debate, trabalho em grupo, apresentação e aprovação dos trabalhos, eleição dos delegados para a etapa estadual, aprovação da carta política e do documento final.

Publicado em quarta-feira, 24 de junho de 2015