SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REGISTRA 294 CASOS DE DENGUE EM PINHEIROS

A Dengue é uma doença grave que pode matar. Por isso, como meio de garantir a assistência e o cuidado da população, a prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando ações de prevenção, que fazem parte do Plano de Combate a Dengue.

Causada por vírus, esta doença tem como principal agente de transmissão o mosquito Aedes Aegypti, e seus principais sintomas são febre, mal-estar, dores no corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.

“Este trabalho é realizado pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses durante todo o ano. Ele serve para eliminar os focos nos estágios iniciais e também os mosquitos na fase adulta. É de inteira importância destacar que este trabalho só terá bons resultados se a população contribuir fazendo a sua parte” – declara o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater.

Sérgio Franco, coordenador municipal do Programa de Educação e Saúde e Mobilização Social, conta que em Pinheiros 16 agentes de endemias realizam o trabalho que consiste em vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, aplicação de larvicidas e inseticidas, além de orientar a população no que diz respeito à prevenção e tratamento da Dengue. “Atualmente os agentes de endemias cumprem o trabalho seguindo o mapeamento, mas, devido ao grande índice de registro de casos de Dengue, a partir da semana que vem iniciaremos o trabalho setorizado, ou seja, cada um trabalhará em uma área. Mesmo que as notificações tem se alternado a cada semana, é triste dizer que até hoje foram realizados 294 registros de casos de Dengue, sendo 218 na sede do Município e 76 no Distrito de São João do Sobrado” – disse Sérgio.

As fêmeas do mosquito Aedes Aegypti procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos, por isto, é importante eliminar locais de água parada. "Uma vez que esta doença é perigosíssima, o trabalho de combate à Dengue deve ser realizado em todas as estações do ano. É fundamental que todos colaborem eliminando de suas casas todos os materiais que possam acumular água se tornando um criadouro do mosquito da Dengue" – disse a secretária municipal de Saúde, Elizabete Batista Pereira Silva.

Atenção para os sintomas da Dengue:

- Febre alta repentina;

- Dor nos olhos e dor de cabeça; - Dor na junta e nos músculos; - Manchas avermelhadas pelo corpo; - Falta de apetite e sensação de fraqueza; - Em alguns casos, pode ocorrer sangramento de nariz e gengivas.

Dicas de prevenção:

- Guarde pneus velhos sob abrigo; - Feche caixas d'água, tonéis e latões; - Mantenha a piscina tratada o ano inteiro; - Coloque areia nos cacos de vidro dos muros; - Limpe com escovação os bebedouros de animais; - Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas; encha-os com areia; - Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeira bem fechada; - Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo; - Mantenha desentupidos os ralos, canos, calhas, toldos e marquises.

Publicado em sexta-feira, 12 de junho de 2015