Secretaria de Saúde realiza mutirão educativo em combate à Dengue no Pinheirinho

Pinheiros – Na manhã desta sexta-feira (29), agentes de saúde e de endemias se reuniram no bairro Pinheirinho para um mutirão educativo em combate à Dengue.

“Este trabalho consiste na busca para diminuir os casos de Dengue, onde os profissionais realizam a vistoria nas residências e orientam os moradores sobre a retirada de tudo o que pode acumular água, evitando assim, as larvas do mosquito. Neste bairro foram sete casos na última semana, e apesar de os agentes estarem sempre visitando, acreditamos que o trabalho educativo pode amenizar a reincidência da Dengue”, afirmou Sergio Franco, coordenador do Programa de Educação e Saúde e Mobilização Social.

Para Belarmina Almeida, este trabalho é muito importante. “É uma maneira de ajudar os habitantes com essa vistoria do combate à Dengue”. A moradora Ana Inácia confirma que o trabalho é muito bom e incentiva os moradores. “Eu já procuro não facilitar com plantas, lixo, entre outros, pois sei dos riscos da dengue. As equipes da saúde que vem procura sempre alertar sobre isso, e é um incentivo a mais” – completa.

Os profissionais de saúde distribuíram panfletos, sacos de lixo e orientaram as pessoas sobre os devidos cuidados para evitar os casos de Dengue. O mutirão contou também com apoio e participação da Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Programa de Educação e Saúde e Mobilização Social (PESMS), e equipe do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Pinheirinho.

“Nosso trabalho ocorre durante o ano inteiro e nossa intenção é diminuir os casos de Dengue no Município. Mutirões como este contribuem na conscientização da comunidade pinheirense neste processo que precisa ser revertido o quanto antes” – declarou a secretária de Saúde, Elizabete Batista Pereira Silva.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o movimento também será realizado com o mesmo objetivo em outros bairros.

Para o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, a informação é uma arma poderosa no combate a dengue. "Estas ações tem uma importância muito grande, pois a prevenção tem um efeito positivo, já que pode evitar uma epidemia", avaliou.

Publicado em sexta-feira, 29 de maio de 2015