Prodnorte debate indicadores da violência na região em Pinheiros

Os indicadores da violência nas regiões Norte e Noroeste do estado foi o tema central do debate promovido pelo Consórcio Prodnorte, que integra 11 municípios da região, na cidade de Pinheiros na manhã desta quinta-feira, 21.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública André Garcia, Ministério Público, Judiciário, representantes das Polícias Militar e Civil, os Deputados Freitas , Gildevan e Padre Honório, prefeitos, vereadores, conselhos de segurança da região.

O anfitrião do evento, prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, presidente do Prodnorte, apresentou algumas propostas, que segundo ele, podem ajudar na redução da insegurança na região.

01 (1)

Uma das propostas é uma operação nos moldes das que são realizadas no período de verão, quando o número de policiais é ampliado e as abordagens são intensificadas nas praias do litoral capixaba.

“Neste período da colheita do café em nossa região muita gente vem trabalhar de forma honesta e ordeira, mas não são todos, alguns vem travestidos de apanhadores de café no intuito de cometer crimes na região”, alertou Antonio que solicitou também a volta da patrulha rural na região.

Antonio da Emater sugeriu também a intensificação do Proerd na região, e a presença da Polícia Militar nos distritos, pois muitos chegam a ter mais de dois mil moradores. Videomonitoramento e delegacia 24hs foram outras reivindicações do presidente do Prodnorte.

Uma das expressões mais usadas pelas autoridades foi a utilização da ‘ocupação social’ como ferramenta da redução da criminalidade na região. Outro pedido que ganhou força foi o aumento do efetivo das policias Civil e Militar.

Para o delegado de Polícia Civil em Pinheiros Dr. Dair de Oliveira Júnior o município merece um atendimento diferenciado, já que é considerado um caso especial na região pelo alto índice de homicídios registrados. “Enquanto não se pode implantar a ocupação social, é preciso fortalecer o braço armado da polícia”, destacou o delegado.

Já o representante do Ministério Público em Pinheiro Dr. Pedro Rosário avaliou que há um esforço conjunto para buscar a paz que a sociedade tanto almeja. Para o Dr. Zaqueu, Juiz da Comarca de Pinheiros, o primeiro passo para melhorar a segurança tem que ser a comunicação entre as instituições.

André Garcia, secretário de Segurança do Estado, elogiou a iniciativa do Prodnorte em realizar o encontro e destacou a redução de homicídios no Espírito Santo.

O secretário elogiou também o trabalho em conjunto das policias Civil e Militar do Estado no combate à criminalidade. “Este trabalho conjunto resultou na apreensão de armas maior que a polícia rodoviária federal realizou no país inteiro”, comemorou.

O secretário deu uma boa notícia aos pinheirenses ao informar que o município é prioridade para a implantação do programa de Ocupação Social. Mas por outro lado informou que o programa Olho Digital, com implantação do videomonitoramento, pode ficar para 2016.

Cerca de oitenta pessoas de várias cidades da região participaram da reunião. Confirmaram presença os prefeitos Antonio da Emater (Pinheiros), Osvaldo Fernandes (Mucurici), Wilson Fiorot (Pedro Canário), Sergio Murilo Moreira Coelho (Ponto Belo) e Mário Sergio Lubiana (Nova Venécia).

Publicado em sexta-feira, 22 de maio de 2015