PINHEIROS REALIZA CAMINHADA EM COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

"Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes". Com este lema a Prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria de Assistência Social, foi para as ruas da cidade celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O movimento, organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Pinheiros (CREAS), lembrou a história de um 18 de maio no ano de 1973, de uma menina de 8 anos que foi sequestrada e violentada cruelmente e assassinada no Espírito Santo. O desfecho da história foi: após 6 dias sumida, seu corpo apareceu carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

“Esta história que ficou conhecido como o ‘caso Araceli’, ocorreu há quase 40 anos, mas, diariamente estes episódios ainda acontecem muito nos dias de hoje.

O caso "Araceli" deu abertura para a criação e aprovação da Lei Federal nº. 9.970 do ano 2000. "Vejo como muito louvável a iniciativa do CREAS realizar uma caminhada em prol do combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes” – declarou o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater.

A intenção de lembrar do 18 de maio é destacar a data para mobilizar a sociedade para participar de campanhas com foco na proteção das crianças e adolescentes. Para o vereador licenciado e secretário de Assistência Social, Edilson Monteiro, explorar e abusar de uma criança e de um adolescente é algo inadmissível. “Nosso trabalho tem foco principal na valorização do ser humano, portanto, a reafirmação da data por meio de um movimento tão bem organizado, retrata a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil” – disse.

[gallery columns="2" size="medium" ids="5311,5309"]

A coordenadora do CREAS, Cleiber Ribeiro Santana, contou que este evento foi programado por 2 meses e que a ausência dos alunos se deu em função de uma capacitação que os professores estão participando hoje o dia inteiro. “Mesmo assim tivemos um público expressivo, porque além de muitos membros da Secretaria de Assistência Social além de CRAS E CREAS, participaram da Caminhada também o Conselho Tutelar, Copbem, Apae, Agentes de Saúde, o grupo da terceira idade Ativa Idade, grupo que compõe a Ginástica Rítmica Municipal e do pároco Marcos Stinghel. Quando nossa equipe do CREAS viu a coisa acontecer com sucesso, a sensação de dever cumprido foi muito gratificante. Todos os envolvidos foram muito importantes” – relatou.

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Este serviço funciona diariamente de 8 às 22:00 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: [email protected].

Publicado em segunda-feira, 18 de maio de 2015