Agentes fazem ação de Bloqueio do mosquito da dengue em Pinheiros

Já são 12 casos de dengue confirmados este ano, tornando necessário o uso do bloqueio.

DSC_0519A Secretaria de Saúde de Pinheiros confirmou 12 casos de dengue na cidade. Para evitar que esse número aumente, os agentes da vigilância de saúde estão fazendo o bloqueio do mosquito transmissor da doença. A aplicação do inseticida para a forma adulta do mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença – é realizado num raio de 100m da moradia da pessoa contaminada.

Nesta quinta feira, 30, os trabalhos foram realizados nos bairros Domiciano e Centro, sendo que os bairros Galileia e Planalto já receberam o bloqueio.

Segundo informações do coordenador da Vigilância Sanitária e PESMES, Sérgio Franco, são 12 casos confirmados em 2015 e vários outros suspeitos estão em analise aguardando resultado, sendo a maioria dos contaminados moradores dos Bairros Galileia, Planalto, Domiciano e Centro. Diante desses casos, o bloqueio é imprescindível para combater o mosquito na fase adulta.

Para Carlos Magno Griffo, coordenador geral das Unidades de Saúde, informou que o bloqueio

diariamente são realizados vários atendidos com suspeitas de dengue, mas nem todos os casos se confirmam.

Os coordenadores alertam que o envolvimento permanente da população também é fundamental para impedir o surgimento de criadouros residenciais e comerciais do mosquito transmissor.

Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:

- Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.

- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.

- Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.

- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.

- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.

- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.

- Encha os pratinhos de plantas com areia.

- Retire a água acumulada sobre a laje.

- Mantenha as calhas d’água limpas.

Publicado em quarta-feira, 06 de maio de 2015