Encontro debate alternativas para a Agricultura Familiar

EVENTO FEZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO.
[caption id="attachment_5032" align="aligncenter" width="822"]02.2 O prefeito Antonio da Emater pediu celeridade no processo de fechamento da barragem Itauninhas.[/caption]

Diante das variações climáticas, dificuldades para manter a família no meio rural, recursos para plantio e outros desafios que a agricultura familiar e assentados estão enfrentando, a alternativa foi buscar o compartilhamento de informações durante o 2º Encontro da Agricultura Familiar, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Pinheiros.

“Temos boas experiências de pessoas conseguiram sair na frente e buscaram alternativas. É esse o objetivo desse encontro”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Pinheiros Tadeu Sá.

O importante trabalho desenvolvido pelos pequenos agricultores e assentados foi lembrado pelo prefeito de Pinheiros Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater. Ele falou dos momentos difíceis enfrentados principalmente por causa da seca que assola a região e da escassez de recursos financeiros para estimular a família a permanecer no meio rural.

“É nossa função como gestores encontrar soluções e apresentar à estas famílias de trabalhadores as melhores alternativas para produzirem e permanecerem no campo”, avaliou Antônio lembrando que Pinheiros tem a maior barragem do estado, mas ainda não funciona por falta de recursos financeiros.

Duas palestras foram ministradas para os participantes. A primeira, que teve como tema ‘a motivação’, teve como ministrante o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Octaciano de Carvalho Neto.

Octaciano falou sobre a necessidade do homem do campo se preparar para as crises que estão acontecendo. “Quem imaginava que na região Sul do estado fosse faltar água um dia. Se alguém falasse isso seria motivo de piada, mas isso está acontecendo”, alertou. O secretário falou também sobre os recursos que o governo do estado pretende investir na agricultura familiar nos próximos anos. “Serão injetados 3 milhões de reais todo ano na agricultura do estado”, confirmou Octaciano.

Já a segunda palestra, ministrada pelo secretário de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim José Arcanjo Nunes, abordou a experiência desenvolvida nos últimos anos em seu município. “O que fizemos em Cachoeiro foi conhecer a realidade da agricultura local. Fizemos um censo, mapeamos nascentes, mapeamos tudo que era relacionado a agricultura e a partir daí começamos a desenvolver as ações e colher os resultados positivos”, explicou José Arcanjo.

Durante o Encontro foram apresentadas linhas de crédito – PRONAF ofertadas pelas instituições financeiras do município. Houve sorteios de prêmios, lanche e um almoço servido ao final do evento.

Publicado em quarta-feira, 22 de abril de 2015