Prefeito presta contas na abertura dos trabalhos legislativos de 2012

[caption id="attachment_484" align="aligncenter" width="600" caption="Antonio respondeu perguntas e prestou conta de seu mandato, além de anunciar novas obras para Pinheiros."][/caption] A primeira sessão do ano, na abertura dos trabalhos da câmara de vereadores de Pinheiros, contou com a participação do prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater (PSB). O Chefe do Executivo pinheirense fez uma prestação de contas do seu mandato e colocou-se a disposição dos vereadores pare ser sabatinado. O prefeito trouxe um discurso de reconhecimento ao trabalho e a parceria com a câmara de vereadores, destacando também a gestão dos prefeitos que o antecederam no comando do Município. “Reconhecemos o trabalho das gestões passadas, pois a construção de uma cidade forte não se faz da noite para o dia. E cada um tem sua maneira de governar e cabe a mim prestar contas daquilo que estamos fazendo”. Dos pontos altos de sua gestão Antonio lembrou que Pinheiros saiu na frente com a instalação da usina de reciclagem de resíduos sólidos. “Há prazo para o fim dos lixões no estado e nós já acabamos com o nosso lixão há muito tempo, e ainda reciclamos o lixo recolhido na cidade”, ponderou o prefeito. [caption id="attachment_485" align="aligncenter" width="600" caption="Moradores prestigiaram a sessão que contou com a participação do prefeito Antonio da Emater."][/caption] Ainda foram destacados pelo prefeito os cursos profissionalizantes desenvolvidos com sucesso pelo Cras e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pinheiros (Amde); Formalização de 322 microempreendedores; Atuação do Nossocrédito: Aumento da arrecadação no Município; Além da pavimentação e drenagem de ruas na cidade, comunidades e no distrito de São João do Sobrado. “Desde que assumimos não paramos em nenhum momento de pavimentar ruas no Município”, afirmou Antonio. O inédito atendimento no gabinete às terças e quintas-feiras também foi citado por Antonio da Emater. “Acordo cedo, cheio de energia e expectativas, motivado para trabalhar. Atendo cada cidadão, são cerca de 40 a 60 pessoas, e tenho prazer em fazer esse atendimento, não só na prefeitura, mas onde as pessoas me encontrarem. Se cada secretário e funcionário tiverem essa motivação e energia o Município será transformado para sempre. Pois o dia que eu perder essa motivação, não servirei mais para ser prefeito”, avaliou Antonio. Depois de pontuar parte das ações e obras desenvolvidas em Pinheiros, Antonio da Emater disse que este ano será dispensado uma atenção especial ao meio rural. “Atendemos o meio rural, mas vamos intensificar esse trabalho muito mais”, disse o prefeito ao responder as perguntas formalizadas pelo vereador Robson Fernandes, o Fernando. Sobre a Educação, Antonio disse que ao finalizar a reforma das escolas Casinha Feliz, Emir de Macedo Gomes e Carrossel, terá reformado 100% das escolas no Município. Ele destacou também a recente aquisição de 1000 cadeiras escolares. As obras que serão realizadas em 2012 pela Administração também foram lembradas. Dentre os destaques o prefeito citou a nova praça dos feirantes; Calçadão do Centro ao Pinheirinho e calçadão e ciclovia da saída para São Mateus até o Girassol Country Clube; Praças nos bairros Colina e Niterói; Mais pavimentação; Autorização da licitação do projeto para asfaltamento da estrada que dá acesso à São João do Sobrado e desapropriação de terreno para instalação da fábrica de MDF. Dois temas mais polêmicos abordados pelos vereadores foram a segurança e o novo mercado municipal. Sobre o mercado o prefeito afirmou que a população em geral aprovou a obra, mas esperava ver todos os comerciantes com um sorriso de orelha a orelha. Porém, surgiram problemas como a cobertura dos corredores. “Não podemos chegar e ir arrancando de qualquer maneira. Temos que avaliar o que é legal e o custo para refazer. Mas em nenhum momento fugimos de nossa responsabilidade. Vamos fazer uma avaliação técnica e ver o que é melhor para resolver o problema do calor. A princípio estamos avaliando colocar insufilme para reter os raios solares e também a instalação de umidificadores de ar, mas se for necessário iremos tirar e fazer outro que atenda melhor os comerciantes, pois temos que dar conforto e comodidade para eles e para os clientes também”, pontuou o prefeito. Sobre a segurança, tema espinhoso que tem tirado o sono do prefeito Antonio da Emater, ele disse que o que estava ao seu alcance ele fez e continua fazendo. “Não durmo tranquilo por causa do caos que se instalou em Pinheiros. Todas as pessoas de bom entendimento sabem que a segurança é dever do estado, porém, quem os moradores vêem todos os dias sou eu, e a mim que as pessoas dirigem as cobranças. Temos hoje 15 policiais militares em Pinheiros e o necessário seria de 25 a 30. Já me reuni com os secretários de Segurança e Justiça do estado, com o chefe da polícia civil, com o comando da policia militar, com o delegado e com o governador Renato Casagrande duas vezes. Expliquei a situação e pedi ajuda, pois sozinho sou impotente. Precisamos da união de todos os poderes”, conclamou o prefeito. O prefeito foi aplaudido pelo prefeito e elogiado por alguns dos vereadores pela presença na câmara, respostas aos questionamentos e prestação de contas. “Chamo isso de coragem e gentileza. Coragem por vir até essa Casa de Leis e responder nossos questionamentos e gentileza pelo tratamento que o prefeito Antonio de com a Câmara e com a sociedade pinheirense”, disse o vereador Fernando.

Publicado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2012