Antônio demonstra otimismo em visita a fábrica de MDF no Pará

COMITIVA FORMADA POR PREFEITOS, SECRETÁRIOS E REPRESENTANTES DA PLACAS DO BRASIL ESTEVE EM PARAGOMINAS (PA), PARA CONHECER FÁBRICA.

Os prefeitos Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater (Pinheiros) e Antônio Wilson Fiorot (Pedro Canário), acompanhados do Secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca Octaciano Neto, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Pinheiros Abdias Santana, o presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil Luis Soares Cordeiro, realizaram recente visita a fábrica de MDF (madeira de média densidade) Florapac localizada no município de Paragominas (PA).

O motivo da visita a uma fábrica do setor de MDF foi para entender as dificuldades iniciais e pontos positivos do setor, segundo informou o prefeito Antonio da Emater. “A fábrica de MDF Florapac em Paragominas é do mesmo setor e tem os mesmos moldes da que será instalada em Pinheiros. Por isso estamos acompanhando essa comitiva para conhecer melhor a estrutura, desafios iniciais, e também avaliar como o setor público pode colaborar para que esse empreendimento seja um grande sucesso e gere muitos empregos em nossa região”, ressaltou Antonio.

Luis Soares Cordeiro, presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil, reafirmou que a nova fábrica de placas de fibra de madeira de média densidade (MDF) para a indústria de móveis, será construída em Pinheiros e vai abrir 150 vagas de emprego.

Mas a perspectiva é que a instalação da fábrica Placas do Brasil, também vai contar com 450 vagas para equipe de apoio. Luis Soares Cordeiro explicou que na área industrial serão necessários profissionais eletricistas, mecânicos, soldadores, entre outros. Já a equipe de apoio atua em áreas como transporte e manejo.

Além disso, outras 500 chances serão abertas em fase de construção para profissionais como pedreiros, carpinteiros e armadores. A fábrica será instalada às margens da BR-101, na localidade na Polonesa, em Pinheiros. A área tem cerca de 650 mil metros quadrados e fica próximo a Pedro Canário, cidade com polo moveleiro.

A fábrica é um projeto de 40 empresários no Estado, conta com investimentos de R$ 300 milhões na planta industrial e R$ 70 milhões na base florestal. A previsão é de que a fábrica comece a ser construída no segundo semestre de 2016 e comece a operar em janeiro de 2018.

Mais de oito municípios capixabas vão servir como fornecedoras de eucalipto, matéria-prima para a fabricação das placas de MDF. Atualmente a empresa já tem 6 mil hectares de eucalipto plantados e a meta é conseguir 18 mil hectares.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto, a empresa disponibilizará 250 contratos para agricultores que queiram plantar eucalipto para a fábrica. “A empresa vai pagar até R$ 500 por hectares plantados”.

A meta da Placas do Brasil é que produzir 25 mil metros cúbicos de chapas laminas de MDF por mês. O setor moveleiro do Estado é que vai absorver essa produção no inicio.

O prefeito Antonio da Emater afirmou que o município vai preparar mão de obra qualificada para trabalhar na nova fábrica de MDF. “Nós já fazemos um trabalho de qualificação profissional no município e vamos concentrar os esforços para preparar esses profissionais para que possam ocupar e garantir as cerca de 1.100 vagas que vão surgir com a implantação da fábrica no nosso município”, assinalou Antonio.

[caption id="attachment_4804" align="aligncenter" width="948"]01 (2) Prefeitos, secretários e representantes da Placas do Brasil conheceram a fábrica Floripac em Paragominas.[/caption] [caption id="attachment_4805" align="aligncenter" width="1280"]02 (2) A comitiva conheceu a fábrica de MDF Florapac em Paragominas que é do mesmo setor e tem os mesmos moldes da que será instalada em Pinheiros.[/caption] [caption id="attachment_4806" align="aligncenter" width="1280"]03 (1) Além da fábrica de MDF a comitiva conheceu um frigorifico de abate de animais de pequeno e grande porte.[/caption] [caption id="attachment_4807" align="aligncenter" width="1028"]04 (1) Abdias, Antonio da Emater, Antônio Wilson Fiorot, Octaciano Neto.[/caption] 06 07

Publicado em sexta-feira, 27 de março de 2015