Antonio reforça pedido de última parcela para fechamento de barragem

PEDIDO FOI REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA EM AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

O prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, acompanhando do senador Ricardo Ferraço, participou de uma audiência em Brasília com o ministro da Integração Nacional Gilberto Ochi.

Na audiência o prefeito pleiteou a liberação da última parcela para o fechamento da barragem em definitivo. “Essa última parcela é fundamental para concluirmos as obras finais e finalmente fecharmos as comportas para termos a maior barragem do Espírito Santo, oferecendo água de qualidade para abastecer Pinheiros e Boa Esperança. O fechamento da barragem significa desenvolvimento e fortalecimento da nossa região”, pontuou Antonio.

O senador Ricardo Ferraço lembrou os esforços somados pelas autoridades para que a barragem do Consórcio Itauninhas seja concluída e inundada. “Estamos vivendo um período crítico, de falta de água, de escassez, e precisamos dessa barragem para a produção agrícola e consumo de água potável, e também para o lazer. O fechamento da barragem é essencial para a região, por isso estamos concentrando todos os esforços ao lado do prefeito Antonio da Emater para que seja concluída o mais rápido possível”, sentenciou Ricardo.

Com o fechamento das comportas da barragem executada no Rio Itauninhas, a área de terreno irá formar um reservatório de água numa área de 270 hectares, o maior do Espírito Santo para uso múltiplo (irrigação, consumo, lazer), com um volume de quase 18 milhões de m³, atingindo 25 propriedades da região rural de Boa Esperança e Pinheiros.

O prefeito Antonio da Emater saiu animado e esperançoso da audiência com o ministro Gilberto Ochi. “Ele se mostrou sensibilizado com a nossa situação e comprometeu-se a concentrar atenção especial para liberar essa parcela final para a conclusão e fechamento da barragem”.

Com a liberação dessa última parcela será possível indenizar os proprietários da área a ser inundada, relocação de estradas e construção de pontes, rede elétrica, resgate de fauna e flora e área de preservação ambiental.

[caption id="attachment_4751" align="aligncenter" width="800"]02 (1) Senador Ricardo Ferraço, ministro Gilberto Ochi e o prefeito Antonio da Emater: esforços para fechamento da barragem.[/caption]

Publicado em sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015