Autoridades promovem debate sobre os desafios recursos hídricos da região

EVENTO REALIZADO EM PINHEIROS CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE SECRETÁRIOS DE ESTADO, PREFEITOS, VEREADORES E PRODUTORES RURAIS.

A preocupante situação de escassez de recursos hídricos e o período de estiagem que começa a assolar a região serviram de parâmetros para o debate promovido pelo Sindicato Rural de Pinheiros e Associação de Irrigantes em parceria com a Prefeitura de Pinheiros, nesta quinta-feira, 22, na sede do Lions de Clube de Pinheiros.

A barragem sobre o Rio Itauninhas, que abrange os municípios de Pinheiros e Boa Esperança, foi um dos temas principais do encontro. O superintende do consórcio Vale do Itauninhas Valter José Matielo fez uma explanação sobre a situação que se encontra a barragem no momento. “Posso dizer que a barragem é como uma grávida no oitavo mês de gestação: está muito próximo de nascer!”, disse Matielo referindo-se ao adiantado estado de ações para levar ao fechamento da barragem.

O senador Ricardo Ferraço lembrou que todos já conhecem o real significado da barragem para a região. “O que vamos fazer agora é mostrar para o estado e para o País que Pinheiros vai sair na frente como exemplo de preservação ambiental, manejo e reserva de recursos hídricos. E estamos aqui para somar esforços e ajudar no que estiver ao nosso alcance”, ponderou.

Otaciano Carvalho, secretário de Estado da Agricultura, apontou três desafios para conter a escassez de recursos hídricos na região. “Primeiro, temos que cuidar da cobertura florestal para proteger as nossas nascentes; e em segundo plano voltar nossa atenção para a segurança hídrica cuidando melhor das nossas reservas hídricas; em terceiro é o manejo integrado da agricultura, lavoura e pecuária. Todos os cuidados somarão para um resultado muito positivo”, avaliou Otaciano.

Pensamento semelhante ao de Otaciano Carvalho foi o do secretário de Estado do Meio Ambiente Rodrigo Júdice. Ele ressaltou a importância de unir forças em prol dos recursos hídricos aliados a preservação do meio ambiente.

Além do fechamento da barragem do Rio Itauninhas, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pinheiros Tadeu José de Sá manifestou preocupação com a captação de água, preservação dos mananciais e nascentes da região. “Meu questionamento é porque nossa preocupação tem que ir mais além do barramento de água. Porque precisamos preservar também as fontes que produzem a agua”, alertou Tadeu Sá.

A prefeita de Pinheiros em exercício Suelena Denti alertou para o uso indiscriminado da água. “Aqui é uma oportunidade de discutirmos o que se pode fazer de melhor para poupar água em todos os setores, armazenar a água da chuva, fazer cisternas e cuidar das nascentes. Este é um tema de interesse da administração de Pinheiros e vamos continuar apoiando e realizando eventos como esse para sermos um exemplo para todo o País”, disse Suelena.

Participaram do evento em Pinheiros o senador Ricardo Ferraço, os prefeitos Suelena Denti (Pinheiros), Osvaldo Fernandes (Mucurici) e Antônio Wilson Fiorot (Pedro Canário), secretário de Estado da Agricultura Otaciano Carvalho, Secretário de Estado do Meio Ambiente Rodrigo Judice, presidente do Iema Sueli Tonini, presidente do IDAF Eduardo Chagas, presidente da AGER Robson Monteiro, Representante do Incaper Lucio Demuner, presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiros Alberione Maia, vereadores, secretários e produtores rurais.

01 (1) 02 (1)

Publicado em sexta-feira, 23 de janeiro de 2015