Casagrande visita Barragem e dá ordem de serviço para pavimentação e drenagem em ruas de Pinheiros

NA OPORTUNIDADE, O PREFEITO DE PINHEIROS ANTONIO DA EMATER, MENCIONOU DIVERSOS BENEFÍCIOS REALIZADOS COM O APOIO DO GOVERNADOR

Um dos momentos mais aguardados pelos pinheirenses aconteceu na manhã dessa segunda-feira, dia 29, quando o Governador Renato Casagrande assinou a ordem de serviço para conclusão do reservatório da barragem dos municípios de Pinheiros e Boa Esperança.

Acompanhado dos prefeitos Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, (Pinheiros) e Romualdo Milanese (Boa Esperança), Casagrande fez uma visita na Barragem do Rio Itaúnas e logo após assinou a Ordem de Serviço para Conclusão da Obra, que prevê a construção de estradas, realocação de rede elétrica, serviços de topografia, recuperação de área de preservação permanente (APP), resgate de fauna e flora, desapropriação de áreas para indenização e despesas com serviços cartoriais.

O governador também assinou ordem de serviço para Pavimentação, Drenagem e Urbanização de oito ruas e Calçadas em Pinheiros. Entre as ruas que serão beneficiadas com pavimentação e drenagem está a histórica Rua Louzival Carvalho, no bairro Domiciano, uma antiga reivindicação de políticos e moradores da rua e do bairro. No Bairro Galiléia, a Rua Augusto Ruschi será beneficiada, e no Bairro Santo Antônio, serão as Ruas Ademir Souza Nogueira, Caboclo Bernardo, Darci Soares Viana, Deocliciano Cabral, Lourenço Galeti e Vereador Eupídio Rosa.

A solenidade contou com os prefeitos Antonio da Emater (Pinheiros), Romualdo Milanese (Boa Esperança) e Esmael Nunes Loureiro (Sooretama), Secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Iranilson Casado, Deputados Foleto e Gildevan, Secretários e vereadores dos municípios representados.

Valter José Matielo, Superintendente do Consórcio Público Vale di Itaunas, explicou que a Ordem de Serviço é de conclusão de barramento de Concreto a rolo compactador. “Essa ação vai viabilizar o reprezamento da água, tornando possível a obra de barragem”, informou.

Segundo estudo do IBGE o barramento vai armazenar água por mais de 100 anos e ainda beneficiar a agricultura da região com água para irrigar mais de 3 mil hectares na circunvizinha do empreendimento. Outras potências podem ser destacadas como hotel, psicultura, gastronomia e diversão. Tudo favorecendo os municípios de Pinheiros e Boa Esperança.

União de poderes possibilitou a realização desse sonho em realidade.

O prefeito Antonio da Emater ressaltou que a verdadeira importância da Barragem é a qualidade de vida do povo de Pinheiros e Boa Esperança pela garantia de água. Já o governador Renato Casagrande destacou o empenho de várias frentes para o sucesso do barramento de água. “O estado está organizado e as cidades estão melhores, foram investidos R$ 100 milhões em Pinheiros para garantir bem estar e qualidade de vida. Geramos oportunidade para todos, tanto no meio rural quanto no meio urbano. A barragem mudará a economia da região, trará garantia para investimentos futuros, trará segurança hídrica para população e será foco de ponto turístico. “Prometo voltar a Pinheiros para usufruir da abundância de água e ver de perto a melhoria de vida das pessoas”, sentenciou Casagrande.

A obra, que é fruto de convênio entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e o Consórcio Público Vale do Itauninhas e conta com investimento aproximado de R$ 3,2 milhões.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, destacou a importância da obra para a região. “Essa parceria firmada pelo Governo do Estado viabiliza o sonho dos moradores dos municípios de Pinheiros e Boa Esperança, que há 14 anos esperam pelo empreendimento”, frisou Casado.

A barragem terá um volume armazenado de 17,72 milhões de metros cúbicos de água, com 14 km de extensão.

DSC_0018 - Cópia

DSC_0130 cópia