Secretaria de Educação de Pinheiros realiza o II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC

A Prefeitura de Pinheiros, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 12 de dezembro 2014, o II Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, na sede do Lions Clube de Pinheiros. O Seminário marca o encerramento das atividades da Formação Continuada dos (as) professores (as) alfabetizadores (as), e contemplou diretores, Coordenadores Pedagógicos e cerca de 60 professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de ensino, que tiveram encontros presencias semanais durante o ano de 2014, cumprindo um total de 160h/carga horária.

O objetivo do seminário é socializar as experiências vivenciadas nas turmas de alfabetização, que no de 2014 contemplou os conteúdos de Alfabetização Matemática. Cada escola envolvida na formação expôs os trabalhos, jogos e materiais pedagógicos confeccionados durante o ano de 2014, além de apresentações culturais com a participação das crianças e apresentação dos relatos de experiências das sequencias didáticas desenvolvidas com os alunos, socializando as suas vivências e práticas pedagógicas. A programação foi concluída com um momento de confraternização entre os participantes.

Para Elizete Ferreira dos Santos, coordenadora municipal do PNAIC, a formação de professores alfabetizadores fortalece as práticas pedagógicas, pois está ligada às questões de currículo, de conhecimento, de avaliação, de mudanças conceituais, sociais e tecnológicas. Em relação às mudanças conceituais, a coordenadora destaca que, por meio da formação do PNAIC na área de Linguagem, os educadores se apropriaram de um novo conceito de alfabetização. “Há uma nova proposta de trabalho em torno das dimensões da alfabetização, relacionadas ao trabalho com o texto, nas quais crianças podem desenvolver a oralidade, a leitura, a escrita e, consequentemente, a produção de textos que tenham significado em seu cotidiano social.” A respeito da formação em Matemática, Elizete considera que ela passa a ser compreendida não apenas como uma matéria, mas também como uma linguagem. “A partir dessa perspectiva, é importante ensinar a criança não apenas a decorar números e operações, mas, principalmente, compreender a relação que existe entre eles e as situações significativas para sua vida social”, completa.

DSC_0067 DSC_0073 DSC_0079 DSC_0082 DSC_0087 DSC_0090 DSC_0095

Publicado em sexta-feira, 19 de dezembro de 2014