Pinheiros recebe reforço na frota escolar

A frota de ônibus da Educação de Pinheiros vai contar com mais cinco veículos.

O Município recebeu na última semana, quatro ônibus escolares rural adquiridos através do Programa Caminho da Escola via PAR (Plano de Ações Articuladas) do Ministério da Educação, com recursos na ordem de R$ 1.020.000,00, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o transporte escolar.

O programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O Governo Federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

Os ônibus escolares têm capacidade para transportar de 31 a 44 passageiros sentados, conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com o veículo engrenado, além de espaço com cadeira de rodas e plataforma elevatória para portadores de necessidades especiais.

Os ônibus que estão sendo inseridos na frota municipal garantirão mobilidade dos estudantes da rede municipal de ensino, além de garantir a presença dos alunos em sala de aula, segurança, comodidade, conforto e dignidade no transporte. “Esses veículos já estão adequados à nova legislação, vêm com todos os dispositivos que proporcionam mais segurança no transporte de estudantes em estradas de chão batido e ao acesso à escola, nos períodos chuvosos”, ressalta o secretário de Educação Roberto Canguçu.

Mais um ônibus escolar rural esta chegando para compor a frota, ele possui as mesma características e têm capacidade para 44 a 59 passageiros sentados.

[caption id="attachment_4207" align="aligncenter" width="850"]DSC_0027 - Cópia O Município recebeu na última semana, quatro ônibus escolares rural adquiridos através do Programa Caminho da Escola[/caption] [caption id="attachment_4208" align="aligncenter" width="850"]DSC_0031 - Cópia O programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.[/caption] [caption id="attachment_4209" align="aligncenter" width="850"]DSC_0034 - Cópia O programa visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.[/caption] [caption id="attachment_4210" align="aligncenter" width="850"]DSC_0037 - Cópia Os ônibus escolares rural têm capacidade para transportar de 31 a 44 passageiros sentados, conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, bloqueador de ignição, além de espaço com cadeira de rodas e plataforma elevatória para portadores de necessidades especiais.[/caption] [caption id="attachment_4211" align="aligncenter" width="850"]DSC_0039 - Cópia Os ônibus escolares rural conta com espaço com cadeira de rodas e plataforma elevatória para portadores de necessidades especiais.[/caption]

Publicado em quarta-feira, 01 de outubro de 2014