Pinheiros ganha sua primeira indústria

Prestes a completar 48 anos de emancipação político administrativa, o município de Pinheiros comemora o maior presente de sua história: uma fábrica de MDF (Medium Density Fiberboard), a tão sonhada e desejada indústria. O Protocolo de Intenções para a instalação da fábrica de MDF em Pinheiros e um Polo Logístico e Moveleiro em Pedro Canário, foi assinado pelo prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, o prefeito de Pedro Canário Antônio Fiorot, o governador Renato Casagrande e empresários de Pinheiros, Linhares e Aracruz. [caption id="attachment_408" align="aligncenter" width="600" caption="Empresários de Pinheiros que estão investindo na fábrica de MDF Wagner Orletti, Luis Cordeiro, Dilmar Simonetti, Casagrande, Juarez Orletti, e os prefeitos Antonio da Emater e Antonio Fiorot."][/caption] O MDF é a principal matéria-prima da indústria moveleira, que é de grande importância para a economia capixaba. O projeto é de um grupo de 48 empresários do Norte do Estado, prevê um investimento de R$ 100 milhões para a fábrica, gerando 500 empregos na construção e 150 na operação. Já o Polo Logístico e Moveleiro terá um investimento da ordem de R$ 7 milhões, oferecendo 70 empregos diretos e 50 indiretos. [caption id="attachment_409" align="aligncenter" width="600" caption="Empresários e autoridades políticas participaram da assinatura do Protocolo."][/caption] Na opinião do governador Renato Casagrande, o projeto vai agregar valor a uma cadeia muito eficiente no Espírito Santo, que é o setor moveleiro. “Os empreendimentos serão implantados em uma importante região do Estado, o Extremo Norte, e que precisa desses investimentos industriais. Buscamos concretizar a distribuição desses projetos para levar as oportunidades e qualidade de vida a todos os capixabas. Passamos por muitos desafios em 2011 e empreendimentos como esses são grandes vitórias para o nosso desenvolvimento”. Para o prefeito de Pinheiros, Antônio Carlos Machado, o Extremo Norte merecia este investimento. “O governador não imagina a minha felicidade e do prefeito Antonio Fiorot. A população de nossa região está grata por esse grande investimento”, disse Antonio destacando sua responsabilidade em valorizar esses investimentos que trarão qualidade de vida e oportunidades aos capixabas. Antonio se colocou à disposição para auxiliar Governo do Estado e empresários no que for preciso para que o projeto se concretize. [caption id="attachment_410" align="aligncenter" width="600" caption="Antonio da Emater, Márcio Félix, Renato Casagrande e Antonio Fiorot."][/caption] O prefeito de Pedro Canário, Antonio Fiorot, emocionado, disse que os investimentos vão provocar uma revolução na região. “Com esses investimentos, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a inclusão social”, avaliou Fiorot confirmando total apoio ao projeto. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, o Estado tem recebido muitos empreendedores e tem sido escolhido como um dos quatro melhores estados para se investir pelas grandes consultorias do país. “Este empreendimento é de 48 empresários capixabas que já têm conhecimento da linha de descentralização do desenvolvimento do nosso governador Casagrande. Os novos projetos que estes investimentos irão atrair mudarão a história econômica e social dos municípios de Pinheiros e Pedro Canário”. A principal matéria-prima da fábrica de MDF será o eucalipto e atenderá uma demanda do Polo Moveleiro de Linhares, que atualmente possui uma demanda de 12 mil metros cúbicos de painéis de MDF ao mês. A produção estimada da fábrica em Pinheiros é de 15 mil metros cúbicos/mês. As obras deverão ser iniciadas em janeiro de 2013 e a operação deve ser iniciada a partir de janeiro de 2015. [caption id="attachment_412" align="aligncenter" width="800" caption="Prefeito Antonio da Emater, secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix e o Renato Casagrande assinaram o Protocolo."][/caption] Já o Polo Logístico e Moveleiro será um elemento de atração de novas empresas do setor no Espírito Santo. Para o presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil S/A, Luis Cordeiro, a parceria ente Governo do Estado e empresários será importante para viabilizar o empreendimento. Participaram da cerimônia da assinatura do Protocolo de Intenções para instalação da fábrica Placas do Brasil S/A em Pinheiros, e o Polo Logístico e Moveleiro em Pedro Canário, os empresários de Pinheiros Wagner Orletti, Juarez Orletti e Dilmar Simonetti.

Publicado em terça-feira, 27 de dezembro de 2011