Agentes comunitários e técnicos de enfermagem de Pinheiros recebem curso de Formação em Saúde Mental

Os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem atuantes nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) receberam nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de agosto de 2014, o curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso teve um total de 5 encontros presenciais no Auditório da Unidade de Saúde da Família Galiléia, com uma carga horária de 40 horas presenciais e 20 horas de atividades práticas. O curso faz parte do Projeto Caminhos do Cuidado elaborado pela Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ). O objetivo do projeto consiste na política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas, tão importante para os profissionais que atuam na Atenção Básica.

Assim, as enfermeiras Carla Milena Coqueiro Secchin e Thabitta Peixoto Zanoni, coordenadoras da Atenção Primária em Saúde e da Estratégia Saúde da Família, respectivamente, inseriram este curso na programação municipal de saúde, como forma de desenvolvimento dos profissionais desta Secretaria.

Dessa maneira, o curso foi ofertado em duas turmas, através das tutorias da psicóloga Carolina Fonseca Dadalto, da assistente social Carla Neiva e da enfermeira Rita de Cássia Costa Sant’anna, contemplando oficinas, apresentações, atividades práticas e discussões. No próximo ano, está previsto um curso no mesmo formato destinado aos demais trabalhadores de nossas Unidades de Saúde da Família.

WP_20140716_010

Publicado em quinta-feira, 21 de agosto de 2014