Canário será o primeiro bairro de Pinheiros a receber a coleta seletiva do lixo

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DEFINIU AÇÕES EM REUNIÃO COM MORADORES DO BAIRRO

Em reunião realizada na sede da Associação dos Moradores do Bairro Canário, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Pinheiros apresentou as etapas que serão seguidas para implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no bairro.

Segundo Gilvan Aguiar, Coordenador de Meio Ambiente do município, o bairro Canário foi escolhido para iniciar a coleta seletiva por ser um dos bairros de Pinheiros onde já existe uma organização na separação do lixo.

A prova do interesse dos moradores pelo tema foi a participação da diretoria da Associação de Moradores e o considerado número de pessoas que representaram a comunidade na reunião.

A bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Pinheiros Simone Alves Fernandes tirou as dúvidas dos moradores sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos e apresentou o plano de trabalho que será iniciado nos próximos dias.

Hoje, Pinheiros é uma referência no estado quando o assunto é reciclagem e cuidados com o meio ambiente. “Recebemos a visita de mais de três mil pessoas por ano na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, e também visitantes dos estados vizinhos de Minas Gerais e Bahia. É muito comum recebermos em Pinheiros comitivas com prefeitos vereadores e secretários para conhecer o nosso trabalho”, destacou Simone.

Nos dias 25 a 29 de agosto será realizada uma campanha de conscientização e orientação aos moradores do bairro Canário com panfletagem e carro de som, para a partir do dia 01 de setembro iniciar a coleta seletiva. O bairro receberá também um Ponto de Entrega Voluntária - PEV.

Na reunião os moradores conheceram todo o processo de trabalho na usina de tratamento do município que opera desde 2010 e é uma referência no Estado. E receberam a informação que atualmente 30% da população pinheirense já faz a coleta seletiva e 95% do lixo é ensacolado pelos moradores.

CONSCIENTIZAÇÃO

Um desafio a ser lançado, segundo Simone, é a conscientização da população sobre a importância da realização da coleta seletiva do lixo. Pois ao separar o lixo seco do úmido na residência o material é melhor aproveitado na usina.

Para facilitar a vida dos moradores, um instrutor passará orientando e tirando dúvidas, inclusive ajudando na separação. “Um morador consciente ajuda muito na preservação do meio ambiente e na coleta seletiva. Infelizmente ainda acontece de o carro do lixo passar fazendo a coleta e o morador colocar o lixo logo em seguida do lado de fora, ficando assim exposto até o dia seguinte, atraindo urubus e cachorros”, disse Simone.

Como prevenção, em algumas situações, moradores já estão sendo notificados. “Ainda é uma medida educativa de conscientização”, explicou Simone lembrando que uma lei municipal será aprovada tornando obrigatória a coleta seletiva de lixo.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Canário, Gedeon Prado, classificou a iniciativa da Secretaria em realizar a reunião como muito boa. “Nosso bairro é um dos mais antigos do Município, e com a nossa organização ele vai servir de modelo para os outros bairros. Vamos passar as informações para todos os moradores e colaborar com a prefeitura para realizarmos juntos um bom trabalho”, disse Gedeon, avaliando que as orientações passadas pelos membros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foram muito proveitosas.

PIONEIRISMO

Pinheiros é o município capixaba pioneiro em várias ações que promovem a preservação do meio ambiente. É pioneiro no Espírito Santo em implantação de postos coletores de pilhas e baterias. A primeira coleta em seis meses de armazenamento recolheu mais de 50 kg de pilhas e baterias. Hoje o município conta com 10 pontos de coleta.

É também o terceiro município do Estado a recolher e dar destinação a pneus, através do Ecoponto. Só em 2013 foram recolhidas 93 toneladas de pneus.

O município conta também com um ponto de coleta de embalagens de agrotóxicos. Atualmente está na segunda etapa para a construção da rede de tratamento de 100% do esgoto, e será o primeiro município do Estado a ter seu esgoto totalmente tratado.

[caption id="attachment_3962" align="aligncenter" width="650"]01 Simone Fernandes mostrou o funcionamento da usina de triagem de resíduos sólidos e apresentou o plano de trabalho que será desenvolvido no bairro Canário.[/caption] [caption id="attachment_3963" align="aligncenter" width="650"]02 Moradores compareceram para discutir a coleta seletiva de lixo no bairro.[/caption] [caption id="attachment_3964" align="aligncenter" width="650"]DSC_0267 O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Canário, Gedeon Prado, aprovou a iniciativa da prefeitura.[/caption]

Publicado em quinta-feira, 21 de agosto de 2014