Secretaria da Saúde realiza Campanha de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma na Escola EEFM São João do Sobrado

Mais de 300 alunos com idade entre 06 e 14 anos da Escola Estadual São João do Sobrado, foram avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação. A ação foi realizada no dia 14/08/14 com a presença dos profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família e PACS, coordenações e vigilância epidemiológica.

Os profissionais de saúde realizaram buscas ativas para identificar os casos de tracoma e hanseníase através da ficha de auto imagem /Espelho de Hansen (formulário de mapeamento de lesões) e realizaram o tratamento, nas crianças com autorização, para verminose e casos confirmados de tracoma, na própria escola. O objetivo dessa Campanha é reduzir a carga parasitária de geohelmíntos em escolares do ensino público fundamental e identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho”.

A Coordenadora de ESF/PACS, Thábitta Peixoto Zanoni, ressaltou que após a identificação de manchas e do tracoma, os suspeitos foram referenciados à equipe de Saúde da Família São João do Sobrado para acompanhamento junto com seus familiares. Carla Milena Coqueiro Secchin, coordenadora da Atenção Primária afirmou que a Secretaria de Saúde pretende estender a Campanha neste ano para outras escolas.

[caption id="attachment_3945" align="aligncenter" width="640"]9a70300592682597744edb3d3ae23e7a Mais de 300 alunos foram avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma em São João do Sobrado[/caption] [caption id="attachment_3946" align="aligncenter" width="640"]918a00caa4fe05f7c8aeafd1d6cf2d1d Os profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família e PACS, coordenações e vigilância epidemiológica realizaram a ação[/caption]

Publicado em segunda-feira, 18 de agosto de 2014