Mais de 300 alunos com idade entre 06 e 14 anos da Escola Estadual São João do Sobrado, foram avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação. A ação foi realizada no dia 14/08/14 com a presença dos profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família e PACS, coordenações e vigilância epidemiológica.
Os profissionais de saúde realizaram buscas ativas para identificar os casos de tracoma e hanseníase através da ficha de auto imagem /Espelho de Hansen (formulário de mapeamento de lesões) e realizaram o tratamento, nas crianças com autorização, para verminose e casos confirmados de tracoma, na própria escola. O objetivo dessa Campanha é reduzir a carga parasitária de geohelmíntos em escolares do ensino público fundamental e identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho”.
A Coordenadora de ESF/PACS, Thábitta Peixoto Zanoni, ressaltou que após a identificação de manchas e do tracoma, os suspeitos foram referenciados à equipe de Saúde da Família São João do Sobrado para acompanhamento junto com seus familiares. Carla Milena Coqueiro Secchin, coordenadora da Atenção Primária afirmou que a Secretaria de Saúde pretende estender a Campanha neste ano para outras escolas.
[caption id="attachment_3945" align="aligncenter" width="640"]
Publicado em segunda-feira, 18 de agosto de 2014