Secretaria distribui mudas de laranja

Cerca de quarenta e oito famílias de pequenos produtores e familiares de várias comunidades rurais de Pinheiros e do assentamento Nova Vitória foram beneficiadas com a distribuição de mudas de laranja realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Pinheiros.

A variedade é a Salustiana, segundo informou o técnico do Incaper Paulo Guio, e é um produto para mesa e suco desenvolvido no polo de fruticultura do Estado. “A distribuição visa incentivar os pequenos produtores rurais a produzirem a fruta cítrica, almejando a diversificação de suas lavouras e venda para programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimento) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)".

O Secretário de Agricultura de Pinheiros Fabiano Martins disse que o objetivo da prefeitura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é oferecer oportunidades para que o produtor familiar e assentados tenham em seu quintal ou propriedade um produto para consumo próprio ou comercialização na feira livre do município.

Gilcimara Silva dos Reis, presidente da Associação Onze de Agosto, afirmou que a distribuição de mudas ajuda na diversificação do plantio e pode ser uma fonte de renda para o trabalhador.

A também assentada Adelza Angélica de Jesus Silva já planeja vender os frutos na feira livre do município. Ela já comercializa limões, frutos de mudas que recebeu a cerca de três anos de um Programa do governo do Estado.

A variedade Salustiana produz frutos uma vez por ano e foi avaliada e definida como a melhor opção para Pinheiros, com base nas condições climáticas da região.

[caption id="attachment_3916" align="aligncenter" width="650"]01 Secretário Fabiano Martins e a assentada Delza Angélica.[/caption] [caption id="attachment_3917" align="aligncenter" width="650"]02 Secretário Fabiano Martins, Paulo Guio e Gilcimara.[/caption]

Publicado em terça-feira, 12 de agosto de 2014