Último dia de "Comércio Total" teve palestras sobre educação financeira

“500 pequenos empresários participaram dos três dias de evento gratuito e ainda vão poder solicitar duas consultorias também gratuita sobre os temas apresentados”

Quem está apostando ou quer apostar no empreendedorismo para ganhar a vida em Pinheiros, teve uma instrutiva oportunidade nesta semana. De segunda a quarta-feira, foi realizado no Lions Club o ciclo de palestras gratuito "Comércio Total". Diversos assuntos foram tratados em busca de ajudar os pequenos empreendedores locais em sua jornada.

Após palestras sobre diferenciação, promoção de vendas, uso da internet nos negócios e automação comercial, na segunda e na terça-feira, as finanças tomaram conta do ciclo no último dia de evento. O consultor do SEBRAE e mestre em administração financeira, Abel Fiorot Loureiro, conversou com os participantes sobre controles financeiros para varejo e serviços e formação de preços. "É fundamental saber lidar com os números para visualizar a real situação da empresa. Isso ajuda a tomar a melhor decisão gerencial em prol da saúde e sobrevivência do negócio no mercado", afirma Abel.

Segundo o consultor, saber dar preço ao seu produto ou serviço também está entre as variáveis que definirão o sucesso final. "O preço nada mais é que a soma do custo com os encargos comerciais e a margem de lucro desejada, sem se esquecer, é claro, de considerar o preço da concorrência para se manter competitivo", completa.

“Estou participando do comércio total pela segunda vez e por mais que a gente tenha experiência no ramo é de fundamental importância aprender mais, porque sempre temos algo novo que não conhecemos e que irá ajudar a melhorar a nossa vida profissional, lembrando que a cada dia o cliente está mais exigente”, pontuou Eliana.

“As palestras foram de fundamental importância, pois trabalho na área de vendas e em breve estarei concluindo o meu curso. Com o que aprendi nas palestras poderei levar para a faculdade e para o meu trabalho para ser discutido. O que mais chamou a minha atenção foi palestra ‘internet: Ferramenta para bons negócios’, agora poderei levar essa sugestão para que o meu patrão implante na empresa e aumente as vendas”, afirmou a estudante.

O ciclo de palestras gratuito "Comércio Total" aconteceu por meio de parceria entre a Prefeitura de Pinheiros; Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo - Aderes; Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiros - CDL; Nosso crédito e Agência Municipal de desenvolvimento econômico – AMDE.

[caption id="attachment_3834" align="aligncenter" width="640"]FOTO 1 - Nos três dias de palestras 500 pequenos empresários participaram dos três dias de evento gratuito e ainda vão poder solicitar duas consultorias também gratuita sobre os temas apresentados.[/caption] [caption id="attachment_3835" align="aligncenter" width="640"]FOTO 2- Último dia de "Comércio Total" teve palestras sobre educação financeira[/caption] [caption id="attachment_3836" align="aligncenter" width="640"]FOTO 3 "Comércio Total" ficou marcado pela participação de diversos empreendedores que buscam mais conhecimento para ampliar o seu negócio e aprender as formas de aumentara clientela, como é o caso da dona de loja de roupas, Eliana Barbosa Mendes.[/caption] [caption id="attachment_3837" align="aligncenter" width="640"]FOTO 4- Quem também aprovou o comércio total foi à vendedora Saruque Silva Queiroz, estudante de administração de empresas que pretende levar todo o aprendizado para a faculdade e para o trabalho.[/caption] [caption id="attachment_3838" align="aligncenter" width="640"]FOTO5.- Outro empreendedor que ficou muito satisfeito com o comércio total foi o dono de uma panificação Ernesto do Carmo Neves, 59 anos e que há três trabalha no ramo.
“Penso que foi de fundamental importância, aprendi as formas de estocar mercadorias, divulgar o produto, como chegar ao cliente e não deixar que ele se afaste da sua empresa, a partir de agora irei começar a por tudo em prática para ter mais sucesso no meu negócio”, afirmou.[/caption]

Publicado em quinta-feira, 31 de julho de 2014