2ª Caminhada contra a Dengue é realizada em Pinheiros

Uma grande caminhada contra a dengue mobilizou escolas, funcionários da saúde e população em geral, no último sábado dia 05/07, pelas ruas do centro de Pinheiros.

A 2ª Caminhada contra a dengue de Pinheiros contou com a participação de escolas do ensino fundamental do município, onde apresentaram durante o evento vários temas relacionados a dengue. O desfile que começou as oito e trinta da manhã na praça Cristiano Dias Lopes e passando pelas principais avenidas do centro da cidade.

A escola José Pinheiros desfilou com o tema Sintomas da Dengue Clássica e Hemorrágica, a Escola Juracy Cardoso Viana desfilou com o tema Mitos e Verdades sobre a dengue, a escola Dr. Emir de Macedo Gomes, Ciclo Evolutivo, a Escola Gov. Carlos Lindemberg com o tema Sorotipos da Dengue e FHD (Febre Hemorrágica da Dengue) e a Vigilância Ambiental que desfilou com o tema Prevenção. O evento contou ainda com a participação da Banda Marcial da Escola Juracy Cardoso.

Segundo o Coordenador do PESMS (Programa de Educação de Educação em Saúde e Mobilização Social), Sérgio Franco destacou “que apesar dos índices estarem instáveis, a 2ª caminhada contra a dengue veio  para reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti e reduzir ainda mais o número de casos, e reforçar o papel da escola no combate a dengue, onde nos último anos  tem sido de grande valia para a prevenção da doença”.

Segundo Sérgio, o município não se encontra em epidemia e que neste ano já foram notificados 60 casos, com 14 casos confirmados, e que no ano passado, no mesmo período, o município já estava com 100 notificações. Apesar dos números baixos, a prevenção ainda é a grande arma contra a dengue, ele lembrou também que os novos agentes de endemias já estão realizando o trabalho nos imóveis e que o papel da população é de suma importância para que esses números caiam ainda mais, mesmo porque neste ano, além do sorotipo 1, foi encontrado no município o sorotipo 4, portanto os cuidados devem ser redobrados, pois a população provavelmente não está imune a este tipo de vírus. Os bairros com maior número de casos notificados e número de focos são o Centro, Jundiá, Vila Nova, Santo Antônio e Domiciano.

Durante todo o percurso da caminhada, a população foi incentivada, através de panfletos e som volante, a combater o mosquito que transmite a doença promovendo a limpeza dos quintais e eliminando possíveis focos de criação do Aedes Aegypti.

A 2ª Caminhada foi uma realização do PESMS, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Saúde.

A comissão organizadora do evento agradece a toda a equipe da Secretaria de Saúde, em especial a vice prefeita Dr. Suelena, a Secretária Elizabete Batista, Carlos Griffo, Carla Milena, Thábita, alunos e diretores das escolas envolvidas que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.

O O O O O O O O O O

Publicado em quinta-feira, 10 de julho de 2014