Norte capixaba recebe as sessões do 20º VCV Itinerante - Rota Inverno

Os municipios de Pinheiros, Boa Esperança e Montanha recebem a sessão do itinerante esta semana, do dia 13 a 15 de junho

Unir o turismo ao lazer cultural é uma medida enquanto estratégia para o desenvolvimento local em várias cidades do Brasil e do Mundo. Apostando nessa lógica, o Vitória Cine Vídeo Itinerante (VCV Itinerante) tem percorrido diversas municípios capixabas levando exibições de filmes gratuitas para moradores e turistas. E esta semana, é a vez dos municípios de Pinheiros, Boa Esperança e Montanha, localizados na região norte capixaba, receberem as sessões de cinema do 20º VCV Itinerante – Rota Inverno (ver programação completa no final da matéria).

O 20º VCV Itinerante – Rota Inverno teve início no último dia 05 de junho, em Pedra Azul, Domingos Martins, e irá percorrer 10 localidades do Espírito Santo levando exibições filmes brasileiros. As sessões são gratuitas e seguem até o dia 21 de junho e contam com dois longas-metragens em sua programação que são exibidos alternadamente ao longo do circuito: o documentário “Fla x Flu”, de Renato Terra, e a ficção “Cine Holliúdy”, Halder Gomes.

Para todas as sessões, é montada uma estrutura que recria uma sala de cinema, na maioria das vezes, ao ar livre, com cadeiras para plateia, um telão medindo 8 x 5 metros e equipamentos de projeção e de som adequados. O público do 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante ainda participa do sorteiro de uma bicicleta no final de cada exibição.

Segundo Lucia Caus Delbone, diretora do 20º VCV Itinerante, é sempre emocionante presenciar o contato do público com a magia do cinema. “A maioria das cidades por onde a itinerância passa não dispõe de salas de cinema, o que torna a exibição um evento encantador. Além disso, o VCV Itinerante busca contribuir com o fortalecimento da vocação turística e cultural desses municípios”, diz a diretora.

O 20° Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Inverno é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Cultura - através da Lei Rouanet, da Petrobras e da Rede Gazeta. A iniciativa tem parceria do Governo do Espírito Santo, da Prefeitura de Vitória e do Instituto Sincades.

Sobre os filmes:

A programação da Rota Inverno conta com dois longas-metragens. Para celebrar o clima de copa do mundo, o documentário “Fla x Flu”, de Renato Terra, promete esquentar os espectadores com o bem humorado e apaixonado registro de uma das rivalidades mais charmosas do futebol nacional: a clássica disputa entre os times cariocas Flamengo e Fluminense.

ficção “Cine Holliúdy”, de Halder Gomes, é a outra produção da rota. Sucesso de público do circuito comercial de cinemas e nos festivais por onde passou, esse longa-metragem cearense tem como personagem principal Francisgleydisson - dono de uma de cinema no interior que se vê ameaçado pela chegada da TV nos anos de 1970.

As sessões 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante - Rota Inverno terão início sempre às 19 horas. Abaixo, os municípios que receberão as exibições:

13/06 (Sexta-Feira) - Pinheiros

Local de exibição: Praça Baiana - Centro

14/06 (Sábado) - Boa Esperança

Local de exibição: Praça Angelina Espanhol Covre - Centro

15/06 (Domingo) - Montanha

Local de exibição: Praça do bairro Angelo Depolo

19/06 (Quinta-Feira) - Linhares

Local de exibição: Praça 22 de Agosto - Centro

20/06 (Sexta-Feira) - São Mateus

Local de exibição: Porto de São Mateus

21/06 (Sábado) - Campinho - Domingos Martins