GGIM realizará Cadastrado Municipal de Trabalhadores na Safra de Café 2014

“O cadastro faz parte do projeto Campo Seguro que tem por objetivo reduzir o índice de criminalidade na temporada da colheita do café”

Preocupada com o alto índice de violência que aumentam durante a colheita de café, a Prefeitura Municipal por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em parcerias com a Polícia Militar de Pinheiros, Sindicato Rural e Sindicato Patronal, implantou o projeto ‘CAMPO SEGURO’.

O projeto trará mais segurança e condições na contratação de candidatos para safra de café deste ano, e tem ainda como objetivo realizar o cadastro municipal de trabalhadores que chegam ao município, além de reduzir o índice de criminalidade na temporada da colheita do café, o cadastro irá fornecer às autoridades policiais um melhor controle do fluxo de pessoas na cidade.

De acordo com a Policia Militar, durante a safra do café, o número de trabalhadores flutuantes aumentam no município e na maioria das vezes estas pessoas permanecem na cidade ao fim da temporada, é muito importante saber a origem destes profissionais e se tem alguma passagem pela policia.

A policia informou ainda que durante esta época, pessoas de várias índoles, aproveitando – se do grande fluxo de trabalhadores nas lavouras, podem infiltrar- se dentre as mesmas para praticarem delitos.

Todo trabalhador que desejar labutar na colheita do café, deverá se dirigir até a sede do Sindicato Rural e Sindicato Patronal, a partir do dia 02 de maio de 2014, para realizarem o seu cadastro, munidos dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência. Todos os documentos poderão ser fornecidos espontaneamente pelo trabalhador no Sindicato de sua categoria, ou pelos produtores rurais.

O sindicato rural fica localizado em frente a 1ª Igreja Batista de Pinheiros, e o sindicato Patronal está situado nos fundos do supermercado o Baratão.

“Nesse período de safra é comum os produtores contratarem muitas pessoas em uma concentração de tempo pequena e muitas vezes não se tem a facilidade que o contratante da cidade tem de consultar um atestado criminal e recolher maiores informações sobre o contratado”, justificou o prefeito Antônio da Emater que também é presidente do GGIM.

Antônio da Emater destacou ainda a importância desta iniciativa, “realmente recebemos inúmeros trabalhadores flutuantes em nossa cidade, e não sabemos quem são de onde vem, e para onde vai depois da colheita, neste caso, esta medida é de suma importância para garantir mais segurança aos munícipes, tudo que for para o bem da nossa gente, terá o apoio da administração e do GGIM”, pontuou.

cafe

Publicado em quarta-feira, 30 de abril de 2014