Espaço Nordeste e Praça Euclides Costa Gomes serão inaugurados nesta sexta

Será inaugurado nesta sexta-feira, 07, em Pinheiros o Espaço Nordeste, instituição que tem uma proposta diferenciada e vai englobar vários ambientes como sala de inclusão digital; sala de leitura; salão de eventos e espaço de negócios.

No Espaço Nordeste está programado o desenvolvimento de várias oficinas profissionalizantes, voltadas aos cidadãos de alta vulnerabilidade; exibição de cinema; apresentações artísticas e um espaço para atendimento e suporte de negócios aos microempreendedores e micro empresas, ou seja, além de um espaço de inclusão sociocultural, o Espaço Nordeste também será um ambiente de inclusão econômica.

Nesta semana a equipe do Banco do Nordeste e do Instituto Nordeste e Cidadania reuniram- se com moradores e artistas do município de Pinheiros para discutir e planejar a ornamentação e visual do Espaço Nordeste. O objetivo da reunião foi convocar todos os pinheirenses para um mutirão para embelezamento e dar a “cara” de Pinheiros ao Espaço.

Segundo a Agente de Desenvolvimento de Pinheiros, Silvia Damasceno Machado, o momento serviu para apresentar a comunidade ao espaço, explicar sobre as ações culturais que serão desenvolvidas, apresentar a equipe do Banco e do Instituto e, sobretudo, para convidá-los para contribuir com seu talento e dar a identidade de Pinheiros ao Espaço. “Temos no nosso município um espaço de aprendizagem, lazer e cultura, sendo uma oportunidade de profissionalização e inclusão. Essa participação na organização faz com que a comunidade se sinta parte do projeto e donos do espaço, despertando o desejo e zelar e cuidar desse ambiente”, ressalta Silvia.

Para o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, o espaço vai realçar a proposta da administração de valorização do povo pinheirense. “Sempre fazemos questão de dizer que o cidadão pinheirense é nosso maior patrimônio, por isso nossa administração apoio e abraça projetos como esse do Banco do Nordeste, que vai fortalecer a cultura de Pinheiros, vai capacitar e valorizar nossa gente e vai trazer lazer e arte para nossa cidade. Vemos a valorização ainda mais forte quando percebemos que a comunidade é chamada a participar da organização do espaço, deixando ali a marca de uma cidade rica, bonita e cheia de potencial”, destaca o prefeito Antonio da Emater.

[caption id="attachment_311" align="aligncenter" width="600" caption="Estudantes da comunidade estão dando ‘a cara’ da cidade para o Espaço Nordeste."][/caption]

O mutirão envolve os funcionários do Banco, do Instituto Nordeste e Cidadania, funcionários da administração e membros da comunidade, que vão deixar o espaço limpo e apto para funcionar, além de dar um “toque” pinheirense, “toque” de um povo feliz, de uma cultura fortemente agrícola, e a ‘cara’ de um povo trabalhador, assim será a face do Espaço Nordeste.

Sônia Lucia de Oliveira Santos, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, avalia que esse momento de interação com a comunidade vai ajudar os pinheirenses a tornarem- se sujeitos ativos no processo de organização do espaço. “Esse momento é muito importante, pois leva adiante a proposta do Banco do Nordeste e do Instituto e Cidadania, de que o Espaço do Nordeste é um espaço da comunidade e não do Banco. Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para poder contar com seu apoio e cooperação para preparar o ambiente conforme a realidade do município, quem foi lá e viu tudo branco, agora se surpreende com o inicio dos resultados. Assim, queremos focar que este é um espaço de inclusão, valorização da cultura local e resgate da cidadania”, destaca Sonia.

Para a diretora da Cooperativa Pinheirense do Bem Estar do Menor (COPBEM), Sirlei Fávero Costa, este espaço é um presente para os Pinheirenses. “Eu, como cidadã pinheirense, estou muito feliz por estamos recebendo esse espaço aqui na nossa cidade. Nós não tínhamos noção do tamanho dessa realização, o que vemos aqui hoje, é que realmente teremos um ambiente de incentivo a arte, a cultura e de apoio a geração de renda. Não é um espaço vazio jogado aqui, é um espaço de trabalho coletivo, de aprendizado e valorização de Pinheiros, mais ainda, é um espaço voltado para a comunidade”, parabeniza Sirlei.

Praça Euclides Costa Gomes

Também será inaugurada a Praça Euclides Costa Gomes, que fica em anexo ao Espaço Nordeste. A praça foi construída pela administração municipal e recebeu este nome em homenagem póstuma ao jovem Euclides, vitimado por uma onda de violência.

Publicado em sexta-feira, 07 de outubro de 2011