Pinheiros realiza mês de atenção à saúde da mulher

A Prefeitura de Pinheiros aderiu e abraçou a campanha nacional de atenção a Saúde da Mulher, intitulada Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do hábito regular de realizar os exames preventivos de mama e colo do útero. Durante a realização do evento, além da coleta de exames preventivos, meta proposta pela campanha, a Secretaria de Saúde de Pinheiros traz uma proposta inovadora: a realização de 500 exames de mamografia em uma unidade móvel e atendimento odontológico. Para motivar e conscientizar ainda mais as mulheres pinheirenses, a Secretaria de Saúde preparou uma palestra educativa e motivacional com a psicóloga Luciana Saúde Ferraz. O assunto abordado pela palestrante foi a importância de se trabalhar, juntamente, a saúde mental e física, para obter resultados positivos na saúde da mulher. E assim como os homens, as mulheres compareceram em grande número no evento realizado no Lions Clube e mostraram que estão preocupadas em cuidar cada vez mais da saúde. Para dar um toque de feminilidade e alegria ao evento, a equipe também preparou um delicioso coquetel e sorteio de muitos brindes, além de um belíssimo desfile organizado pelas lojas da cidade. Mostrando que a sociedade adere e apóia a campanha, os lojistas de Pinheiros vestiram a cidade e os manequins com roupas e assessórios de cor rosa durante a semana de abertura do evento. As mulheres saíram satisfeitas e se sentindo apoiadas e cuidadas. “O evento é de suma importância e momentos como esse devem se repetir sempre para incentivar cada vez mais a consciência de se cuidar cada vez mais da nossa saúde. É uma forma de nos sentirmos atendidas”, relata a professora Cleuza Sampaio Fávaro. [caption id="attachment_289" align="aligncenter" width="600" caption="Maquiagem gratuita para as mulheres."][/caption] A psicóloga realizou algumas dinâmicas e brincadeiras para descontrair o ambiente e fazer as mulheres se soltarem, expor alguns problemas e tentar entender a importância de se manter a auto-estima e o bom humor elevados. “O evento tem uma proposta de cuidado com a saúde física, minha missão aqui é cuidar da saúde emocional dando dicas, fazendo questionamentos e levando as mulheres a pensar em alternativas para ter um corpo e mente saudáveis”, explica a Luciana. O prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, falou da importância de se criar ações voltadas para saúde tanto do homem quanto da mulher. “Vocês mulheres precisam de muita atenção, principalmente porque nós homens não vivemos sem vocês. Mas decidimos fazer a semana do homem primeiro, porque vocês têm um cuidado maior e mais atento com a saúde. Não cansamos de dizer que fazer obras físicas é fácil, mas fazer investimento em pessoas e encontrar programas que melhorem a qualidade de vida é difícil, mas a nossa administração, como um todo, tem trabalhado em prol desse objetivo, pois queremos trazer qualidade de vida para todo cidadão pinheirense”, destaca o prefeito. [caption id="attachment_291" align="aligncenter" width="600" caption="Mulheres prestigiaram desfile de moda."][/caption] O programa Saúde da Mulher e a campanha Outubro Rosa serão realizados simultaneamente até o dia 11 de outubro. Do dia 03 a 06 acontece a coleta de exames preventivos do câncer de Colo do Útero em todas as unidades de Saúde da Família, a partir das 13h. Já o dia 07 será reservado para comemorar o Dia da Funcionária Pública Municipal, no auditório da Unidade Saúde da Família do bairro Nova Galileia. Para o dia 10 de outubro está reservado a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (Tuberculose), também no auditório da Unidade Saúde da Família do bairro Nova Galileia, a partir das 13h. E finalizando a programação, será organizada a capacitação das equipes Saúde da Família (Bolsa Família), no auditório da Unidade Saúde da Família do bairro Nova Galileia, no dia 11, a partir das 8h.

Publicado em segunda-feira, 03 de outubro de 2011