Região doce Terra Morena é destaque na Expotur 2011

[caption id="attachment_281" align="aligncenter" width="600" caption="Antônio, Vivi, Simone, Preta, Fábio e Tânia representando a agricultura familiar com o Grupo de Turismo Rural de Pinheiros."][/caption] As belezas naturais, a saborosa culinária e a hospitalidade da Doce Terra Morena, possibilitaram a Pinheiros, Montanha, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário serem premiadas no 7º Salão de Turismo e 2º Salão do Artesanato do Espírito Santo (Expotur), realizada entre 23 e 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória. O evento é uma oportunidade de divulgar as potencialidades turísticas dos municípios e de apresentar aos capixabas as variadas rotas turísticas. A região foi escolhida pelo júri técnico no quesito Stand Top, na categoria Criatividade. Já o júri popular, ficou tão encantado com as ricas culturas, a gastronomia típica, as belezas naturais e a vasta fauna e flora, que elegeu a Doce Terra Morena como a Melhor Região Turística do Estado. A premiação reconhece as potencialidades do extremo-norte capixaba entre as grandes cidades turísticas do Espírito Santo, tendo Pinheiros como portal da rota turística da Doce Terra. Para deixar os visitantes e jurados com “água na boca”, pedindo “bis” e com vontade de estarem cada vez mais perto da Doce Terra Morena, os representantes da região expuseram no Stand da Gastronomia as delicias da culinária local, como a típica carne de sol com aipim, bobó e cachaça, além de diversas frutas, para ilustrar a vasta fruticultura da região, e um caderninho com as mais variadas receitas para preparar e saborear a conhecida carne de sol, estimulando o turista a conhecer e saborear as delicias da Doce Terra Morena. A secretária de Turismo de Pinheiros e coordenadora regional, Simone Alves Fernandes, destaca que o reconhecimento na Expotur ilustra as potencialidades das cidades do extremo-norte. “As premiações simbolizam a riqueza da nossa região em quesitos como: hospitalidade do nosso povo, que é uma marca registrada, a criatividade, a gastronomia e a cultura. Nós procuramos levar tudo isso e expor no stand do evento, ilustrando toda a beleza da nossa terra, do nosso artesanato e das maravilhas das comidas típicas”, pontuou Simone. Para o prefeito de Pinheiros, Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, a premiação só vem reforçar o que a população do extremo-norte já sabia. “Quando vim para Pinheiros me apaixonei imediatamente pelas riquezas naturais, culturais e gastronômicas da região e, sobretudo, com a receptividade de um povo acolhedor. Tenho certeza de que quem passa por aqui fica encantado com tanta hospitalidade e carinho e, que quem prova nossa carne de sol com aipim vai querer levar para casa sempre, é um patrimônio da nossa região e da nossa gente. As premiações mostram que temos um grande potencial, que está sendo reconhecido pelos capixabas, e temos que levar isso mais adiante”, ressalta o prefeito. Pinheiros é destaque com stand representando a agricultura familiar Pinheiros foi destaque entre as cidades da região ao ser o único município com stand representando a agricultura familiar com o Grupo de Turismo Rural de Pinheiros, que já vem articulando desde 2010 e vem desvendando riquezas antes escondidas e desenvolvendo ações, com objetivo de trazer renda para as famílias e dinamizar a cultura e economia do município. Por meio das articulações da Secretaria de Cultura de Pinheiros, apoio impar da administração municipal e de parcerias com o SEBRAE, os empresários participam de várias capacitações, cursos e contam com visitas técnicas, para potencializar seus negócios e tornar a rota turística do extremo norte mais visitada, criando uma rota de turismo rural em Pinheiros que inclui bares e restaurantes, hotéis e pousadas, quitandas, artesanato, etc.

Publicado em segunda-feira, 26 de setembro de 2011