Não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores; que já vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação.
Pensando nisso que a Secretaria Municipal de Educação realizou na última semana, no Lions Clube de Pinheiros, o Seminário de encerramento da 5ª FOCO, Formação Continuada 2013 para os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
O encontro de encerramento contou com a presença do palestrante, João Campos Coelho, advogado militante do município de São Mateus que ministrou uma excelente palestra com o tema "Como mediar conflitos no ambiente escolar: aluno x escola - aluno x família". Na ocasião o palestrante enfocou a importância das relações que estabelecemos no ambiente escolar, bem como as relações de amizades que construímos ao longo de nossas vidas.
João Campos, ainda proporcionou momentos intensos de reflexões sobre as relações humanas no dia a dia escolar e mostrou aos profissionais que a sua função na educação é primordial para que a aprendizagem aconteça de forma eficaz e positiva. A formação continuada contou com cinco etapas, sendo que a primeira começou no inicio do ano.
Durante o evento foi apresentado pelos professores cursistas a exposição dos materiais confeccionados pelos alunos, logo em seguida foi servido um apetitoso coquetel para os educadores presentes.
A Secretária Municipal de Educação, Wanéssia Gláucia, destacou a importância do seminário na vida dos educadores e agradeceu ao prefeito Antônio da Emater pelo apoio recebido “Este evento é de suma importância para que aja uma educação de qualidade com foco no desenvolvimento do professor e do aluno e, aproveito o momento para agradecer ao nosso prefeito por tudo que tem feito pela educação, onde deu total apoio e incentivo para que o mesmo acontecesse valorizando a formação dos professores do nosso município.
“Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho”, pontuou a secretária.
A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.
Publicado em segunda-feira, 02 de dezembro de 2013