É possível se divertir, aprender e empreender ao mesmo tempo!
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae, comemora sete anos de atuação no Espírito Santo com diversão e aprendizado para a garotada.
Há sete anos o Espírito Santo deu o seu primeiro passo rumo ao fomento do empreendedorismo, no que é a base de uma sociedade: a sala de aula. Tal qual uma criança que está começando a engatinhar, o Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos teve início com um projeto piloto mantido em Pinheiros, município do extremo norte capixaba, por uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES).
Inspirando-se no exemplo de Pinheiros, que hoje é referência no Estado e no país no que diz respeito ao empreendedorismo jovem, o programa expandiu-se no ano de 2013, com uma área de atuação que já abrange 15 municípios: Pinheiros, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Iúna, Irupi, Itarana, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Alfredo Chaves, Castelo, Alegre, Rio Novo do Sul e São Mateus.
Para que isso fosse possível, cerca de 500 professores das escolas municipais participantes receberam uma capacitação especializada. Entre os meses de junho e setembro, foi formada a última turma de professores, que agora estão capacitados para promover o empreendedorismo em qualquer município do Brasil onde haja o desenvolvimento do programa. O gestor do projeto, Leonidio Pinheiro, conta que em 2013 a meta é de que 20.000 alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino sejam atendidos. A meta para 2014 é ainda mais ousada. “Esperamos ampliar o número de alunos atendidos para 50.000”, afirmou.
A participação dos pais dos alunos é um fator primordial para que o programa tenha o resultado esperado. Eles são orientados por meio de palestras sobre o ‘Jovens Empreendedores’ diretamente nas escolas. Essas palestras aconteceram até a segunda quinzena do mês de setembro.
O Sebrae ES monitora a execução do Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos em todos os municípios participantes, com consultoria nas escolas, orientado e avaliando a aplicação da metodologia junto aos professores.
Aprender a empreender se divertindo
Yanomã Fernandes Konwski tem oito anos e concluiu o 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Pinheiros ao final de 2012. A partir do conteúdo da disciplina de Empreendedorismo, o aluno desenvolveu habilidades como planejamento, organização e marketing. Os estímulos da disciplina o motivaram a aprender a gerar renda a partir de algo que ele gosta – Yanomã começou a vender bolas de gude e cocada na escola. Atualmente possui uma criação de codornas.
Com a ajuda dos pais, ele desenvolveu um projeto organizado, que conta, inclusive, com planilha de custo e já abriu crediário em nome da loja. Além disso, incentivou o pai a abrir um açougue no mercado municipal e faz questão de ajudar no planejamento e nas vendas, participando das atividades rotineiras do empreendimento.
Na escola, ele também é destaque. No tema trabalhado pela disciplina de ‘Temperos Naturais’, foi o responsável pela adubação da horta. Por conta do seu talento empreendedor Yanomã foi o escolhido da turma para ser responsável pelo caixa durante a ‘VI Feira do Empreendedorismo’, que aconteceu em Pinheiros no dia 8 de dezembro de 2012.
Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos
O Programa Jovens Empreendedores visa levar o empreendedorismo a crianças e jovens, entre sete e 14 anos, das redes municipais de ensino de todo o Brasil. Utilizando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios, ensinando os alunos a dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura. O programa tem como objetivo disseminação da cultura empreendedora entre os jovens a fim de despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da criação de seu próprio negócio.
Extraído do site:
http://www.sebrae.com.br/uf/espirito-santo
Publicado em quarta-feira, 06 de novembro de 2013