CMEI “Carrossel” conclui Projeto Saber Empreendedor com Mini feira

O projeto Saber Empreendedor da CMEI “Carrossel” foi sugerido pela gestora escolar Cristina Santos após conhecer sobre o mesmo através da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE). Foi acolhido pelos docentes da respectiva instituição de ensino e desenvolvido com alunos de 04 e 05 anos, respectivamente 2º e 3º períodos e contou com apoio da AMDE e SEME (Secretaria Municipal de Educação de Pinheiros).

Para cada período há como orientação aos trabalhos um caderno do educador, nível I e nível II. Para cada nível são propostas atividades a serem trabalhadas durante todo o ano letivo.

Eu, criando no mundo é o tema central da Educação Infantil. O material está dividido em blocos de atividades que trabalham o conceito de si, o conceito do outro, o planejamento e a realização para que cada criança desperte, através de vivências, para a prática do Saber Empreendedor.

A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem com atividades dirigidas, debates, reflexões, brincadeiras, músicas, histórias, dinâmicas de grupos e outros.

O Saber Empreendedor objetiva estimular e desenvolver nas crianças atitudes proativas, autoconfiança, autonomia e respeito a si e ao outro.

Objetiva também auxiliar o aluno a pensar o empreendedorismo como uma forma de ser e não apenas de fazer. Que o aluno sinta que o empreendedorismo devidamente apropriado por ele como um instrumento de crescimento pessoal e coletivo possa desempenhar dentro de si a transformação necessária gerando uma pessoa ética e com auto-estima devidamente trabalhada para encarar os desafios da vida e preparado para enfrentá-los e superá-los.

Depois de trabalhado a fundamentação através da metodologia e atividades descritas acima, os alunos da CMEI tiveram a oportunidade de vivenciar um pequeno negócio para estimular práticas empreendedoras. Os alunos do nível I preparam gelatina, tapioca e refresco. E os alunos do nível II prepararam brigadeiros, pirulito de chocolate, mousse de maracujá, chup-chup e petecas. Após a preparação dos produtos, os alunos vivenciaram a organização de um empreendimento que resultou numa Mini Feira. Colocaram em prática o perfil de um empreendedor, como atender bem os clientes e oferecer produtos de qualidade. Também organizaram coletivamente o preço dos produtos disponibilizados. Desta forma, a escola vem desempenhando sua função também social e cidadã.

A escola contou também com a parceria de sempre OS PAIS que estão sempre presentes nos projetos desenvolvidos pela escola.

DSC01958

Publicado em terça-feira, 29 de outubro de 2013