“Várias ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero estão sendo realizadas”
Desde o dia 14 de Outubro que a cidade entrou no clima da Campanha Outubro Rosa e está realizando algumas ações voltadas para conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero, envolvendo diversas secretarias e órgãos do município.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
No município vários órgãos e Praças foram enfeitados com laços rosa que relacionam com a Campanha. Com objetivo de conscientizar as mulheres a prevenir o câncer de mama e colo do útero, a Secretária Municipal de Saúde ampliou o número de profissionais para realizarem a coleta do preventivo, e está dando uma atenção especial os casos com suspeitas de câncer de mama que estão sendo encaminhados para os profissionais competentes, e os pedidos de exames estão sendo entregues na Agência Municipal de Agendamento (AMA) para que os exames sejam marcados de forma emergencial.
“O Outubro Rosa é uma campanha de todos que lutam contra o câncer de Mama, sendo assim, devemos sempre dar as mãos em prol desta causa, a fim de conscientizar as mulheres e homens também sobre a importância da prevenção”, salientou o prefeito Antônio da Emater.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), as mulheres dos bairros Nova Galiléia, Jardim Planalto e Santo Antônio estão tendo oportunidades de melhorar o visual, entre eles, corte de cabelo, escovas e pinturas de unhas, entre outras.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais freqüente em todo o mundo, representando 22% dos casos. O câncer de mama tem cura se descoberto no início.
Durante todo mês de Outubro as Unidades de Saúde da Família estarão todas mobilizadas e preparadas para receber as mulheres, ampliando os serviços que já são oferecidos e aumentando a demanda, como atividades educativas, exame clínico das mamas, exame citológico, solicitação de Mamografia dentre outros.
Publicado em segunda-feira, 21 de outubro de 2013