Quando o desejo de mudança fala mais alto, novas ideias surgem, novos hábitos são implantados, e os bons projetos são concretizados. Nesta linha de pensamento, os alunos dos turnos matutino e vespertino da escola Dr. Emir de Macedo Gomes, orientados por professores e com total apoio da diretora Janete Rosário, estão mudando os hábitos da escola e promovendo a sustentabilidade.
Foi esta semana que os alunos e professores colocaram a mão na massa e começaram a desenvolver atividades dentro e fora da escola, visando a preparação para a Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente.
O objetivo principal é promover ações que possam mudar os hábitos na escola e fora dela. “Vamos transformar o Emir em escola de sustentabilidade”, afirma a diretora Janete Rosário lembrando que antes do inicio dos trabalhos os alunos listaram a escola dos sonhos de cada estudante, e depois os problemas que surgiriam nesta escola e também as soluções.
E as transformações que foram implantadas são significativas. Começando pelo lado exterior da escola onde os alunos estão transformando o muro em uma obra de arte. O interior também receberá pintura temática. No novo visual da escola ainda terá calçada verde, com grama, horta suspensa, além de outras novidades.
Uma grata surpresa reservada pelos alunos foi o desenvolvimento de lixeiras recicladas. A escola, de acordo com a diretora, precisava comprar novas lixeiras, mas com o inicio do projeto os alunos utilizaram materiais que seriam jogados no lixo para transforma-los em lixeiras.
Para a produção das lixeiras, os alunos realizaram campanhas e coletaram materiais recicláveis e utilizaram monitores de computadores mais antigos para montar o recipiente. Já o suporte dessas lixeiras também foi reutilizado. As lixeiras serão usadas na escola e outra parte será doada para instituições do município.
O hábito alimentar do Emir também passou por mudanças após o inicio dos trabalhos dos alunos e professores. “Retiramos da cantina os refrigerantes, balas, pirulitos, salgados fritos, chips, e agora o suco é natural é os salgados são assados”, ressaltou a Janete.
Para a realização dos trabalhos os alunos foram divididos em quatro grupos, envolvendo os turnos matutino e vespertino, para trabalhar com quatro subtemas: água, terra, fogo e ar, que são elementos da natureza. A conferência será realizada em 23 de agosto na quadra da escola.
[caption id="attachment_2355" align="aligncenter" width="650"] Os alunos transformaram monitores de computadores em lixeiras[/caption]
[caption id="attachment_2356" align="aligncenter" width="650"]
Preparação para pinturas nos muros[/caption]
[caption id="attachment_2357" align="aligncenter" width="650"]
Preparação para pinturas nos muros[/caption]
Publicado em terça-feira, 13 de agosto de 2013