Pinheiros faz campanha no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Foi promovida na manhã desta última sexta-feira (17), na Praça Baiana e  pontos estratégicos da cidade, a campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, comemorado em 18 de maio.

Com o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, a mobilização, organizada pela Prefeitura de Municipal de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). A mobilização contou com a participação de profissionais de várias áreas, assistentes sociais, comunicação e Conselho Tutelar.

O dia 18 de Maio foi instituído pela lei federal 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, consiste num dia de mobilização e luta para enfrentamento á violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Esta data rememora um caso simbólico de violência ocorrido em Vitória. Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com 8 anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

O dia Nacional de Combate ao Abuso e á exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, vem manter viva a memória Nacional, reafirmando a responsabilidade da Sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Crianças e Adolescentes.

“A Campanha Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, um programa do Governo Federal que tem como objetivo alertar a população sobre os constantes abusos que nossas crianças e adolescentes sofrem ao longo de sua infância, e mais do que isso a campanha ensina como combater e denunciar esses casos, explicou Luciana Passos, Assistente Social da Prefeitura de Pinheiros.

“infelizmente, esse câncer tomou conta do Brasil, entretanto, com a união de todos, vamos acabar com este mal”, pontuou o prefeito Antônio da Emater.

“os agressores geralmente são próximos das vítimas, pais, padrastos, madrastas, parentes e vizinhos, 70% dos abusos infantis acontecem dentro da própria casa”, informou Ana Galleti, secretária municipal de Assistência Social.

Durante a mobilização, profissionais realizaram panfletagens de conscientização sobre a violência contra Crianças e adolescentes, sensibilização da sociedade civil organizada, orientou a forma de combate, como denunciar e onde, ainda ficaram de prontidão nas saídas da cidade com cartazes e para alertar os motoristas das consequências do perigo da exploração.

DSC_0422 DSC_0434 DSC_0436 DSC_0446 DSC_0441

Publicado em segunda-feira, 20 de maio de 2013