Projeto Educação Tributária movimenta escolas Pinheirenses

Cinco meses após o lançamento da campanha Cidadão Nota 10, que faz parte do projeto de Educação Tributária de Pinheiros, o município já conseguiu extrapolar as expectativas e bater as metas em relação ao ano de 2010, graças ao comprometimento da população e da adesão e apoio total das escolas do município com a causa. Além de ajudar a fortalecer a arrecadação do município, o que é revertido em obras para a cidade, as escolas participam contribuindo para a sociedade, como postos de troca dos cupons fiscais. Dentro do programa, as escolas que mais arrecadarem ganham prêmios como câmera digital, ventilador, viagens, televisão, aparelhos de DVD, de acordo com escolha dos alunos e da necessidade da escola. A premiação acontece no ano seguinte, sempre no lançamento da próxima campanha. Pensando nisso e, principalmente em contribuir com o município, a Escola Padre Anchieta, de Educação Infantil, organizou uma Caminhada de Consciência Fiscal pelas ruas de Pinheiros, mostrando que abraçaram a campanha e que estão engajados no projeto, concorrendo, assim, para ganhar uma boa premiação em 2012. A movimentação das “pequenas sementinhas” chamou a atenção dos munícipes, que paravam para ver, ouvir e admirar o exercício da cidadania, partindo de cidadãos tão pequenos. O projeto Plantando nos corações Pinheirenses um ato de amor pela Cidadania, surgiu como iniciativa da escola Padre Anchieta e tem como objetivo conscientizar a população para o exercício da verdadeira cidadania. O projeto “Caminhada de Consciência Fiscal” alcançou tamanhas proporções, que além do apoio da prefeitura municipal e do setor de tributação, contou com a participação de dois membros da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ): Getúlio Bandeira Pinheiro, Supervisor de Educação Tributária e Maria Penha Zanoni Brito, Subgerente de Desenvolvimento Fazendário. Segundo Getúlio, o projeto desenvolvido em Pinheiros é inédito. “A Secretaria desenvolve muitos projetos de educação tributária no estado, mas esse chamou nossa atenção pelo seu diferencial, que foi a participação das crianças. Se você quer que um projeto vá em frente inclua as crianças, tudo em que elas participam dá resultado”, parabeniza o supervisor da SEFAZ. Para conscientizar e orientar um pouco mais sobre a campanha, a equipe da escola preparou um kit com: estojo, cupom, figurinhas, folder da campanha, alguns doces e uma cartinha explicando a importância de ser um “Cidadão Nota 10”, e distribuiu pelas ruas pinheirenses. “Temos que perder a timidez e exigir a nota fiscal em nossas compras. Cada cidadão deve ser fiscal do seu dinheiro, exigindo a sua correta destinação, que deve ser, em primeiro lugar, a promoção do bem estar da coletividade. Assumindo nossos direitos, a vida fica mais doce. Viva a Cidadania!”, conscientiza a equipe na carta distribuída. A diretora da escola Padre Anchieta, Marlene Costa Soares, agradece chama a população para participar ainda mais. “A equipe da escola tem uma agradecimento especial ao prefeito Antonio por acreditar na nossa equipe, a população do bairro Jundiá pela receptividade na nossa caminhada e a equipe da secretaria estadual da fazenda pelo apoio e presença. Nosso maior objetivo é promover o projeto, por meio dos alunos da Educação Infantil, que são “sementes” lançadas na sociedade como agentes transformadores para formamos um Pinheiros melhor, empreendedor, crítico e participativo agente ativo na sociedade. Quero pedir ao cidadão que exija a nota fiscal, Pois cidadão consciente participa com a gente”, conscientiza a diretora Marlene Soares. Para o Prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, é fundamental ensinar desde cedo a importância de ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres. “Estimulamos a participação das escolas por meio de premiações. Vimos assim uma forma de ir ensinando desde cedo e, em uma das instituições mais importantes da vida da criança, como elas podem contribuir para o futuro da cidade, pois elas precisam entender que ao exigirem o cupom fiscal estarão trazendo mais verbas para investirmos em obras para a cidade”, destaca o prefeito. A campanha Cidadão Nota 10, segue até o final do ano quando serão sorteados inúmeros prêmios, entre eles um carro 0 Km. Para quem quer ajudar a cidade e aumentar as chances de ganhar um prêmio, basta continuar exigindo o cupom fiscal, escolher a escola do seu bairro, trocar por figurinhas e montar o álbum.

Publicado em quarta-feira, 31 de agosto de 2011