Estudantes da Pré Escola aprendem a comer melhor para viver com mais qualidade de vida

Aprender a comer bem para ter mais qualidade de vida é uma regra que toda pessoa tem que aprender desde pequeno. Pensando nisso que o Centro Educacional Municipal Antônio Alves Fernandes lançou na última semana o Projeto Didático: “Saber comer para melhor viver”.

[caption id="attachment_1948" align="aligncenter" width="586"]DSC_1906 Projeto Didático: “Saber comer para melhor viver”[/caption]

“Este projeto tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida”. Explicou Milton Ribeiro Diretor do Centro.

Durante a implantação do projeto os alunos realizaram apresentações onde puderam explicar a importância dos alimentos e suas finalidades, e ao final juntamente com os familiares puderam saborear um apetitoso café da manhã com inúmeras frutas de época.

DSC_1883

DSC_1888

DSC_1895

DSC_1826

DSC_1828

DSC_1864

DSC_1870

O diretor ressaltou a importância do projeto para a vida das crianças, “o maior objetivo da escola é continuar conscientizando os alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer Valorizando e incentivando aos bons hábitos alimentares, utilizando os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios”, pontuou.

O prefeito Antônio da Emater também parabenizou a direção da escola pela implantação do projeto, “é louvável a ideia do projeto, sótenho a parabenizar os organizadores, estamos sofrendo com uma grande carga de agrotóxicos nos alimentos que compramos, as futuras gerações precisam ser exigentes com aquilo que consome, caso contrário, irão contrair doenças irreversíveis, por isso é muito importante ensinar nossas crianças a comerem bem e melhor”, alertou o prefeito.

A secretária Municipal de Educação Wanesia Fávero enalteceu a implantação do projeto, “este projeto veio em boa hora, precisamos ensinar nossas crianças a ter uma vida com mais qualidade, comer alimentos sem agrotóxicos é a garantia de ter uma vida mais saudável e aumentoda expectativa de vida”, lembrou a secretaria. “O fundamento deste projeto é promover a consciência dos alunos e da comunidade escolar em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis”, explicou Milton Ribeiro. “Nós somos o que comemos. Cada alimento que ingerimos afeta o nosso bem-estar físico e mental. Por isso, ensinar as pessoas aterem uma boa alimentação é essencial para ter uma boa qualidade de vida.Mas fazer uma alimentação equilibrada não significa fazer dieta. Não precisa mudar radicalmente os seus hábitos alimentares, nem deixar de comer aquilo que lhe dá prazer. A verdade é que não existem alimentos maus. O segredo está em variar os alimentos e equilibrar as refeições de acordo com as suas necessidades energéticas”, explicou a nutricionista Maíra Borsói.

Finalizando o diretor disse que do ponto de vista educacional a Pré Escola cumpre seu papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida mais saudável, “na medida em que ao lidar com a alimentação/saúde a escola pode incluir ou não no seu cotidiano, ações e discussões permanentes e sistematizadas sobre o tema”. Afirmou.

Para incentivar as crianças a ingerirem alimentos naturais e totalmente sem agrotóxicos à escola e os estudantes prepararam algumas hortas suspensas que em breve serão colhidas para o consumo na própria escola.

DSC_1981

DSC_1900