Agricultores em situação de vulnerabilidade recebem incentivos em Pinheiros

“oportunizar e valorizar quem precisa, para ter melhores condições de vida sempre foi o objetivo do governo”

[caption id="attachment_1879" align="aligncenter" width="469"]ANTONIO DA EMATER DESTACOU A IMPORTÃNCIA DO PROJETO ANTONIO DA EMATER DESTACOU A IMPORTÃNCIA DO PROJETO[/caption]

Para garantir melhores condições para as famílias do campo que se encontram em situação de vulnerabilidade social os municípios do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local Norte Capixaba assinaram na tarde desta última quarta feira, na câmara de dirigentes Lojistas de Pinheiros (CDL) o termo de compromisso e adesão ao Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

O evento contou com a participação do prefeito Antonio da Emater, a vice-prefeita Dra Suelena Denti, a Secretária Municipal de Assistência Social Ana Maria Galetti, gerente do Incaper local Paulo Sérgio Marion Guio, Secretário Municipal de Cultura e Turismo Fábio Teixeira e do Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos Helder Salomão Humanos, entre outros.

Com a adesão, os municípios de Boa Esperança, Ecoporanga, Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Montanha e Mucurici terão fortalecidos o apoio na execução do projeto PAIS, que precisa da parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura para se desenvolver.

O PAIS, uma parceria entre os Governos Federal e Estadual para findar com a fome na zona rural, proporciona às famílias do campo condições de cultivo de produtos mais saudáveis para consumo e comercialização, oferecendo além de capacitação, um modelo de produção sem uso de agrotóxicos, integrando produção animal e vegetal em um ambiente ecologicamente equilibrado e diversificado.

Desde 2011, início da entrega dos kits compostos por sementes, caixa d’água, cerca, entre outros materiais que viabilizam a execução do modelo PAIS, 540 famílias capixabas foram beneficiadas com os materiais disponibilizados pelo Governo. Um investimento de mais de R$ 3,3 milhões.

Para fechar o atendimento, ainda falta ser entregue a segunda fase do projeto, que oferece além de galinha, galo e sementes, uma barraca de feira para que o produtor possa comercializar seus produtos e assim garantir renda para sua família. “Nós temos muitas tarefas na área de redução da pobreza. Temos muitos desafios nas áreas de saúde, segurança e desenvolvimento. Assim como a agricultura, a assistência social e o esporte têm sido nossos parceiros no combate à vulnerabilidade social, no combate à pobreza e à desigualdade social. Porque nosso objetivo e missão é levar investimentos para os capixabas que mais precisam das nossas políticas públicas”, frisou o governador.

O prefeito Antonio da Emater ressaltou a importância do projeto, “valorizar quem mais precisa foi sempre o objetivo do governo do estado e com a união de todos os produtores tudo se torna mais fácil, se não valorizarmos o homem do campo teremos dificuldades para encontrarmos um alimento saudável”, destacou.

Ao final do evento as autoridades assinaram o termo de implantação do programa que visa beneficiar os pequenos agricultores

Publicado em sexta-feira, 29 de março de 2013