Cafeicultores Pinheirenses participam de dia de Campo sobre Café Conilon

“Cafeicultores tiveram a oportunidades de conhecer as mais recentes tecnologias que existe no mercado”

[caption id="attachment_1839" align="aligncenter" width="586"]ENCONTRO DE CAFE10 196 INCAPER realiza Dia de Campo para cafeicultores pinheirenses[/caption]

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural juntamente com a Prefeitura Municipal de Pinheiros realizaram na tarde desta última quinta feira na Fazenda Malacarne, Córrego da Cacimba, o ‘dia de campo sobre café conilon’. O encontro teve como objetivo orientar e capacitar os produtores visando à época da safra de café que está próxima.

O engenheiro Agrônomo do Incaper Leonardo Mella de Godói, um dos responsáveis pela realização do encontro, ressaltou a importância do evento, “será uma oportunidade em que os produtores terão para conhecer as novas tecnologias que existem e desenvolvidas pelo Incaper, visando qualidade, produtividade e sustentabilidade”, explicou.

O município foi escolhido como anfitrião do evento tendo em vista ser uma grande potência na produção de café, segundo informou o engenheiro Agrônomo Pinheiros está em 6º lugar no Ranking Estadual de área plantada de Café Conilon e o 1º em produtividade.

Quem também esteve presente no encontro foi o Presidente da Associação dos Produtores de café do Distrito de São João do Sobrado, Rosilto Vieira Machado que destacou a importância do encontro para a Associação e os produtores, “é de suma importância, considerando que a colheita está próxima e vamos poder aprender novas tecnologias utilizadas no País e como os trabalhos da associação serão reiniciados nos próximos dias teremos mais uma oportunidade de orientar os nossos associados para realizar uma colheita com mais qualidade e produtividade”, ressaltou.

O prefeito Antonio da Emater ressaltou a importância do evento para o município e para os produtores, “a nossa cidade é uma das maiores produtoras de café conilon do estado e esse encontro veio para confirmar essa posição, todos os produtores necessitam se qualificar e acompanhar as tecnologias de mercado para atender os clientes mais exigentes”, pontuou.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Ronaldo Crema, as lavouras capixabas produzem 25% da produção nacional, e o estado é o 1º maior produtor de café conilon do País, e 2º em Arábica, disse ainda que o café é a principal agricultura dos capixabas.

Ronaldo Crema lembrou ainda que Pinheiros sempre se destacou nas produções agrícolas e suas tecnologias, “além do maracujá, mamão e coco, o município é destaque na produção de café”, ressaltou o secretário que deixou as portas de secretaria aberta para todos os produtores.

O engenheiro do Incaper Nilson afirmou que o município tem o que há de melhor na tecnologia do café e agradeceu a prefeitura e a secretaria de agricultura pelo apoio recebido para realização do encontro.

Para que os participantes tivessem um melhor aproveitamento das palestras apresentadas os produtores foram divididos em grupos que ficaram em pontos estratégicos em uma tenda para assistirem as apresentações sobre as melhores formas de colher o café e os nutrientes necessários para ter um café de qualidade. Segundo informou o chefe do Incaper local Paulo Sérgio Marion Guio a previsão de colheita para 2013 é de 400 mil sacas de café.

ENCONTRO DE CAFE10 219

Além da participação dos produtores Pinheirenses, do secretario de agricultura e dos representantes do INCAPER, o encontro contou com a presença do secretário de agricultura de Ponto belo, do vereador Alberione e várias autoridades.

Publicado em sexta-feira, 22 de março de 2013