Educadores Pinheirenses participam da Primeira Foco da Educação Infantil

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta última terça feira, no Espaço Nordeste, o primeiro encontro da FOCO (Formação Continuada em Serviço) da Educação Infantil com o tema “Riscos para o Desenvolvimento Psicológico e Cognitivo e Crianças com Pais Dependentes Químicos”.

O Evento foi voltado para professores da Educação Infantil e teve como objetivo orientar os educadores sobre como lidar com crianças que são filhos de pais dependentes químicos.

O Psicólogo Felipe Rafael Koloski ministrou uma excelente palestra, onde educadores, secretários escolares e diretores puderam aprender a forma de como abordar o tema com os alunos e familiares. Dentre eles, não julgar a família para evitar a criação de um estigma, criar afeto para reconhecer o comportamento suspeito e ter conhecimento com o assunto. O palestrante explicou ainda a importância do encontro.

“É importante que os profissionais participem para propiciar às crianças um ambiente adequado e encaminhar para os programas responsáveis, uma vez que parte dos profissionais de saúde não estão preparados para lidar com o problema”, explicou Felipe.

O prefeito Antonio da Emater salientou a importância do evento e como cuidar do dependente químico, “tenho certeza que esse evento irá contribuir em muito para ajudar os educadores, alunos e familiares de como discutir esse tema tão delicado. Sabemos o quanto as nossas crianças sofrem por residirem em lares onde os pais foram vítimas dessa doença. As pessoas não entram nesta vida por vontade própria, esse problema é um caso de saúde pública que deve ser tratado como uma doença, nesse caso, todos nós somos responsáveis pelo tratamento dessas pessoas, temos que ajudar a se libertarem deste “câncer” que é a dependência química. Como gestor público nunca vou furtar da minha responsabilidade o dever de contribuir para a cura dessas pessoas”, ressaltou.

A secretária Municipal de Educação Wanésia Fávero ressaltou a importância do Formaçao Continuada, “é imprescindível que busquemos mais conhecimentos para colaborarmos com nossas crianças e familiares para saber como se libertar deste mal que tem destruído centenas de famílias em nosso município”, alertou.

As Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil Héryca Lisboa e Jucélia Barbosa acreditam ser esse momento, uma oportunidade de reflexão sobre esse tema tão importante e real, vivenciado na sociedade e testemunhado nas escolas de todo o país. É necessário que os professores acolham em um ambiente saudável (no caso a escola), estas crianças que são procedentes de lares onde existem pessoas dependentes químicas, de maneira que possam se tornar adultos capazes de saber fazer boas escolhas para suas vidas.

Para Milton Ribeiro da Silva, diretor da Pré Escola Municipal Antonio Alves Fernandes, o evento é de suma importância para a sua vida profissional, “a FOCO veio nos mostrar de forma positiva o quanto a sociedade está alheia aos assuntos pertinentes do tema, mostrando a importância de criar alternativas para contribuirmos com nossos educandos e ainda na certeza de podermos ir além dos “muros” escolares saindo do âmbito individual”, destacou.

Após o encerramento das palestras os oitenta e cinco profissionais tiveram a oportunidade de assistir um vídeo sobre ‘trabalho em equipe’ e outro em forma de Documentário chamado ‘Quebrando Tabu’ e puderam refletir sobre os temas abordados realizando dinâmicas em grupo.

Publicado em sexta-feira, 22 de março de 2013