Antonio da Emater anuncia mais reforços policiais para Pinheiros

A população precisa usar o seu direito constitucional de ir e vir com mais segurança e tranquilidade” Antonio da Emater.

DSC05341

DSC05336

DSC05338

Preocupado com a sensação de insegurança que o município está vivendo nos últimos anos devido o alto índice de homicídios ocorridos em 2011 e 2012, o prefeito Antonio da Emater convocou a câmara de vereadores, produtores agrícolas, empresários, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiros (CDL) e comerciantes em geral para participarem de uma audiência com o novo Secretário de Segurança Pública do Estado André Garcia.

O encontro ocorreu nesta última segunda feira na secretaria de segurança pública e defesa social em Vitória, e contou ainda com as presenças do delegado chefe de Policia Civil Joel Lyrio, o Dr. Monteiro, representando a Policia Civil, o Coronel Augusto (Subcomandante Geral da PM), representando a Policia Militar e o deputado estadual Freitas que foi o único deputado a comparecer para representar a região norte e se sensibilizou com a situação de Pinheiros.

A audiência teve como objetivo principal definir o rumo da Segurança Pública no município. Na ocasião foram discutidos também temas como o combate ao tráfico de drogas, policiamento, segurança nas áreas de comércio e áreas agrícolas, e os elevados índices de homicídio. As polícias Militar e Civil apresentaram estratégias e reforço na segurança no município.

O prefeito fez um desabafo às autoridades competentes dizendo que o povo de Pinheiros não suporta mais a situação triste que o município está passando e cobrou medidas urgentes para que tudo se normalize,  “os senhores precisam resolver o problema da insegurança no município o mais rápido possível, a população Pinheirense precisa usar o seu direito constitucional de ir e vim com mais segurança e tranquilidade, o comércio local, produtores agrícolas, estudantes e o povo em geral clamam por socorro, o nosso povo não suporta mais tanto descaso e nem ficar preso em suas casas, enquanto os delinquentes estão soltos, solicito que os senhores tomem medidas em caráter de urgência”, desabafou o prefeito diante das autoridades.

Antonio da Emater anunciou que diante dos argumentos proferidos por ele e pelos vereadores juntamente com os comerciantes, as autoridades garantiram que já nesta próxima segunda feira (18) a cidade não será a mesma, “um grupo considerável de policiais Civil e Militar chegará à cidade, e a população perceberá essa mudança. Com a vinda desses policiais o efetivo poderá dobrar, e além deles, um grupo maior ficará no município o tempo que for preciso”, explicou o prefeito.

Continuando o prefeito afirmou que o governador Renato Casagrande sempre teve um carinho especial pelo município e nunca mediu esforços para atender as suas solicitações e do povo Pinheirense, lembrou ainda de outros momentos delicados que o município passou e o governador atendeu prontamente o seu pedido.

“Em 2012 passamos um momento preocupante e fui obrigado a bater as portas do Palácio Anchieta, e o Renato Casagrande juntamente com o secretário de Segurança da época nos atendeu imediatamente encaminhando oito policiais civis e dez militares, sem contar a policia montada a cavalo e de bicicleta que permaneceram um bom tempo combatendo a criminalidade”, lembrou o prefeito.

A Policia Militar de Pinheiros conta hoje com um efetivo de 22 policiais. Das 8:00 horas até as 18:00 horas a população de Pinheiros que possui aproximadamente 24.000 mil  habitantes está sob a “proteção” de apenas quatro policiais, e das 18:00 horas até a zero hora conta com o apoio de mais quatro, lembrando que desses quatro, somente três vão para as ruas realizar o trabalho ostensivo, o outro fica na companhia para atender os telefonemas.

POLICIA MILITAR E POLICIA CIVIL

Com objetivo de investir na segurança, o governo do estado já anunciou mais um concurso público para as duas policias e um projeto para trazer de volta os policiais que já se aposentaram e tenha interesse em voltar à ativa.

A PM afirmou que realiza um acompanhamento do crime na região apresentou planejamento direcionado para a patrulha rural do município. Já a Polícia Civil mostrou que o principal foco de atuação é contra os homicídios na cidade. A Policia Civil informou que estão sendo implantadas delegacias microrregionais para reforçar a segurança no município e que haverá aumento no efetivo de policiais após o novo concurso da entidade. A Secretaria de Segurança Pública irá convocar uma força tarefa e reforçará o efetivo policial, dobrando o número de policiais. Caso sejam necessários também serão convocados policiais da reserva para garantir a segurança no município. Confirmando o que o prefeito Antonio da Emater disse essas são as ações que serão implantadas de forma imediata, a partir da próxima segunda-feira.

Publicado em domingo, 17 de março de 2013