Pinheiros recebe mais uma Retroescavadeira para recuperação e manutenção de estradas

Pinheiros e Vitória - O prefeito Antonio Carlos Machado juntamente com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) adquiriram nesta terça-feira (19), às 10 horas, na Praça do Papa, em Vitória, mais uma máquina retroescavadeiras para o município .

A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, dentro de um acordo de cooperação técnica entre os Governos Federal e Estadual para reforçar a infraestrutura nas comunidades rurais.

Foram entregues 28 máquinas para 31 municípios do interior capixaba que deverá ser empregada na recuperação e na manutenção de estradas vicinais, para garantir o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de Saúde e Educação. Além disso, o equipamento deverá ser utilizado na construção de estruturas (caixas secas) para armazenar água da chuva e em assentamentos. Os 31 equipamentos foram adquiridos a partir de um acordo de cooperação técnica entre os Governos Federal e Estadual para reforçar a infraestrutura em regiões atingidas pelas chuvas. O investimento na aquisição das máquinas foi de R$ 4.743 milhões, como parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Com essa entrega, o MDA conclui o repasse de retroescavadeiras para 67 municípios capixabas com população inferior a 50 mil habitantes. Em 2012, na primeira etapa da entrega, 36 municípios foram contemplados com equipamentos, inclusive Pinheiros. O prefeito Antonio da Emater ressaltou  a importância da máquina para os produtores de  Pinheiros e agradeceu ao Governador Renato Casagrande e a presidenta Dilma por mais esse beneficio para o município, “tenho certeza que esta máquina será bem utilizada para melhorar a qualidade de nossas estradas e facilitará o escoamento das nossas produções agrícolas e também contribuirá para que nossos alunos possam passar por uma estrada sem buracos, só tenho a enaltecer e agradecer ao nosso governador e a nossa presidenta por mais esse beneficio para Pinheiros” agradeceu Antonio da Emater. O governador Renato Casagrande também destacou a importância de investir na agricultura e explicou quais são as prioridades do seu governo. “Uma das nossas prioridades é promover o desenvolvimento regional equilibrado. Para muitos municípios a agricultura é a principal atividade econômica. Não adianta falar em melhorar a vida no interior se não investirmos na agricultura. Já diminuímos o índice de extrema pobreza no campo de 17% para menos de 2% e vamos continuar organizando ações para beneficiar essa população, como o Bolsa Capixaba aliado ao Bolsa Família, do Governo Federal”, destacou o governador Renato Casagrande.

Publicado em sábado, 02 de março de 2013