Produtores e comerciantes da região norte participam de encontro em Pinheiros para conhecer o sistema operacional da Ceasa Norte

Foi realizado em Pinheiros na manhã desta última quinta – feira, no Lions Clube o terceiro encontro regional de agricultores e produtores da região Norte. Segundo informações do gerente das unidades de mercado do interior Marcos Antonio Magnago, o objetivo do encontro serviu para divulgar o sistema operacional e a dinâmica de funcionamento do Ceasa e falar das oportunidades de negócios que surgirão com a inauguração do empreendimento. Durante o encontro Marcos Antonio ministrou uma palestra para explicar todo o funcionamento do Ceasa e apresentar a parte estrutural e física. O encontro contou com a participação dos secretários municipal de Agricultura de Pinheiros Ronaldo Crema, de Cultura e Turismo Fábio Teixeira, gerente das unidades do mercado do interior Marcos Antonio Magnago, representantes do Incaper local, representantes do sindicato rural dos trabalhadores de Pinheiros, representantes de empresas privadas, empresários, vereadores e demais autoridades. De acordo com Carmo Robilotta Zeitune diretor chefe da Ceasa, o município de Pinheiros foi escolhido para sediar o encontro tendo em vista a centralização geográfica e a facilidade para os outros representantes comparecerem. [caption id="attachment_1625" align="alignleft" width="500" caption="MARCOS ANTONIO MAGNAGO GERENTE DE UNIDADES DE MERCADO DO INTERIOR"][/caption] O gerente das unidades de mercado do interior Marcos Antonio explicou que com a inauguração da Ceasa Norte, estará definindo um ponto de reunião de agentes de comercialização para efeitos de operações de compra e venda de produtos alimentícios de origem vegetal ou animal. Estes agentes estão representados pelos produtores, comerciantes e consumidores. Envolvendo prestadores de serviço (Formais e informais), imprensa, empresas de extensão agrícolas e universidades, empresas, órgãos públicos e prefeituras municipais. O gerente destacou a importância da Ceasa Norte para os comerciantes, “eles terão a máxima aproximação com o mercado, o canal de comercialização entre o produtor e o consumidor será encurtado e a figura do atravessador será excluída do processo. O produtor conseguirá assim juntar informações para planejar melhor o período para o plantio de determinada cultura”, explicou. Continuando Marcos informou que os comerciantes terão facilidades nas operações financeiras e bancárias, “o produtor tem mais segurança nos seus investimentos por estar numa cadeia de produção mais firme e consolidada, redução de custos de comercialização, consegue otimizar o frete dos produtos e parte da estrutura do local de comercialização é custeada pelo governo”, pontuou. Para o diretor chefe da Ceasa ES Carmo Robilotta Zeitune, o consumidor terá mais facilidade para adquirir seu produto tendo em vista a redução no tempo de distribuição do produto, a produção sairá da fazenda e chegará mais rápido nas mãos do consumidor final, tendo em vista que não será mais preciso ir até a Ceasa de Cariacica para adquirir os produtos. [caption id="attachment_1626" align="alignright" width="500" caption="GERENTE DAS UNIDADES DE MERCADO DO INTERIOR MARCOS ANTONIO MAGNAGO"][/caption] Para o governo a implantação irá incrementar e difundir políticas, pois as centrais reúnem um número considerável de produtores, além de facilitar o controle e fiscalização, com o escoamento da produção passando por um único canal, a central de abastecimento e com um controle efetivo do abastecimento alimentar o  governo pode quantificar com mais precisão o que é  produzido e atravessa o mercado. Redução das economias de aglomeração, como a fonte dos ganhos de produtividade se situa no interior do processo de comercialização. Carmo Robilotta ressaltou que a Ceasa Norte não será a solução para todos os problemas, entretanto, o produtor terá uma oportunidade de escoar seus produtos com mais tranquilidade, qualidade e conforto e com grandes expectativas de gerar muitos empregos, considerando que o norte é muito potencialmente agrícola e possui produtos suficientes para atender a demanda. [caption id="attachment_1627" align="alignleft" width="500" caption="Secretário Municipal de Agricultura de Pinheiros Ronaldo Crema"][/caption] Finalizando o gerente da Ceasa afirmou que o governo realizou um estudo de identificação e descobriu que a região sul da Bahia são os maiores compradores dos produtos da Ceasa de Cariacica, “com a inauguração da Ceasa Norte eles não terão mais necessidade de viajarem até a capital e com isso os produtos terão uma redução de preço, lembrando ainda que a região norte como todo o Brasil não tem condições de suprir toda a demanda comercial, devido à diferença de clima, entretanto, é necessário fazer um intercambio comercial. Pinheiros, por exemplo, é um dos maiores produtores de mamão da região e com isso facilitará esse intercambio”, explicou. O prefeito de Pinheiros Antonio Carlos Machado destacou a importância da inauguração da Ceasa Norte para Pinheiros e região e agradeceu o governador Renato Casagrande por mais este investimento, “ só temos a comemorar por mais este empreendimento em nossa região, principalmente nosso município, a partir da inauguração da Ceasa os nossos produtores terão mais uma opção de escoamento das suas produções e consequentemente inúmeros investimentos serão realizados em nossa região, graças ao nosso governador Renato Casagrande que se sensibilizou com o  nosso apelo e viu na região norte como um lugar de prosperidade e um grande parceiro no desenvolvimento do Espírito Santo”, agradeceu. A inauguração da Ceasa Norte está prevista para  ocorrer entre o final de março e inicio de abril deste ano.

Publicado em sábado, 02 de março de 2013