PINHEIROS RECEBE NOTA "A" EM QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL

- Resultado do controle das contas públicas – com pagamentos rigorosamente em dia –, Pinheiros foi classificado com nota “A” em Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A avaliação é do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que é diretamente vinculado ao Tesouro Nacional.

- Na prática, a nota A viabiliza a aquisição, pelo município, de recursos federais e do governo do Estado.

- “Mas nem sempre foi assim. A condição foi conquistada por esta administração após um choque de gestão e valorização da cultura da responsabilidade fiscal, por meio dos quais Pinheiros recuperou a certidão negativa de débito. Quero parabenizar toda a equipe da prefeitura, em especial ao nosso secretário de Gabinete e Finanças Val Andrade”, salientou o prefeito ARNÓBIO PINHEIRO.

- A alguns anos atrás, Pinheiros aparecia na posição 3.236 entre as mais de 5 mil cidades brasileiras no ranking da gestão fiscal. Agora, o município está no 146º lugar. Um salto que impressiona.

- Com o desempenho, a administração passou a ser procurada pelo governo federal, estadual e entidades bancárias, que oferecem linhas de créditos de financiamentos com garantias exclusivas do governo federal.

- Os dados são levantados na capacidade de pagamento, gestão fiscal e da qualidade da informação contábil e fiscal dos municípios brasileiros.

NOTA A NA CAPAG

- No ano passado, o município recebeu nota “A” na Avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag), que apura a situação fiscal de todas as cidades do país. A sondagem foi divulgada recentemente pelo Tesouro Nacional.

- A nota sinaliza a capacidade do município de pagar suas dívidas. No levantamento, Pinheiros fez 87 pontos e alcançou 95,6% de acertos. O objetivo da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em segunda-feira, 28 de agosto de 2023