SAFRA DE CAFÉ EM PINHEIROS DE 2023 PODE SUPERAR A DO ANO PASSADO

Pinheiros já deu a largada para a colheita do café e o município recebe trabalhadores vindos de várias cidades principalmente dos estados da Bahia e Minas Gerais, além dos catadores da cidade.

A colheita do café em Pinheiros, seja ela seletiva ou mecanizada, aquece o comércio local e da região gerando empregos temporais e renda.

Indiscutivelmente um dos maiores produtores de café conilon do Espírito Santo, contando com quinhentas propriedades plantadas, sendo 7.200 hectares de área em produção e ainda 2.500 hectares de área em formação, a previsão para este ano, segundo o Incaper local é de que seja colhidas mais de 360 mil sacas do produto.

Lembrando que após a colheita, os trabalhos nas lavouras cafeeiras continuam com um volume relativamente grande de empregos através da desbrota e poda do café, continuando a geração de renda e emprego na área, totalizando um período de 3 a 4 meses.

Com uma invejável agricultura irrigada, que vai em grande escala desde a cultura do café, passando pela pimenta do reino, laranja, limão, abacate, mandioca, tangerina até o mamão, agricultores de Pinheiros começam a explorar a grande produção do café através da colheita mecanizada, uma vez que no ano passado, produtores tiveram problemas com a falta de mão de obra para a colheita do produto e agora com as inovações por meio das máquinas, veem a saída para a expansão dos cafezais.

O município de Pinheiros hoje, está ente os doze maiores produtores de café conilon do Espírito Santo.

Publicado em segunda-feira, 29 de maio de 2023