PINHEIROS SE DESTACA NO LANÇAMENTO DA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EM NOVA VENÉCIA

- Pinheiros foi destaque no lançamento da Agenda de Desenvolvimento Regional, construída por um grupo de trabalho multidisciplinar formado por representantes dos doze municípios do Consórcio Prodnorte, liderado pelo Sebrae.

- O evento ocorreu na última quarta-feira (26), no Ifes de Nova Venécia, durante o Fórum Líder Norte, realizado em parceria com o Prodnorte e a Aderes.

- A agenda, que foi construída ao longo de um ano e meio, propõe uma série de metas e ações a serem implementadas nos próximos dez anos, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento sustentável do Norte do Espírito Santo. Durante o evento, o arquiteto e urbanista, Wanderlan Xavier, apresentou as ações da agenda para o público presente.

- Pinheiros, um dos municípios que compõem o Consórcio Prodnorte, destacou-se durante a apresentação. O município tem uma agricultura forte, belas paisagens de turismo rural e gastronomia reconhecida pela qualidade da carne de sol. Além disso, o crescimento industrial e a geração de energia limpa por meio de usinas fotovoltaicas têm atraído grandes investimentos para a região.

- O prefeito Arnóbio Pinheiro ressaltou a importância da participação ativa do município na construção da agenda e afirmou que a equipe estará atenta para dar continuidade ao trabalho.

- Entre as propostas da agenda, comuns a todos os municípios, estão questões como o tratamento de resíduos sólidos, fortalecimento dos consórcios de saúde, educação empreendedora e cooperativista nas escolas, capacitação técnica orientada ao mercado e inovação, integração e aparelhamento turístico regional, entre outras.

- Os desdobramentos contemplam pontos importantes e estratégicos, como a modernização do aeroporto regional em São Mateus, implantação de pontos de coleta de resíduos eletrônicos, formação de redes de cooperação empresarial, mapeação e sinalização turística regional e vários outros quesitos.

- O Consórcio Prodnorte é composto por Pinheiros, São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Ponto Belo e Vila Pavão.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quinta-feira, 04 de maio de 2023