OUTONO E MUDANÇA NA TEMPERATURA ACENDEM ALERTA PARA CUIDADO COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

- A chegada do outono e a consequente mudança na temperatura acendem o alerta de pais de crianças e da Rede Municipal de Saúde. Unidades de Saúde e o Hospital Municipal (HP) já registram um aumento significativo nos atendimentos realizados. A maioria dos casos que chegam às unidades da rede são de crianças com problemas respiratórios.

- Esses sintomas são típicos de doenças sazonais, que são aquelas que têm uma tendência maior de acontecer nessa época do ano, que já se aproxima do inverno. Nesse período, as doenças mais comuns são gripe, resfriado, asma e pneumonia.

- De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ivan Silvestre, médicos orientam que sejam observados os sintomas que a criança apresenta para, a partir daí, procurar o tratamento correto.

- “Conforme médicos, se a criança estiver apenas com coriza e febre há menos de três dias, e não estiver cansada, hipoativa ou tendo dificuldade para se alimentar, o ideal é levá-la à UBS para tratamentos sintomáticos, como aerossol, medicamentos para febre e observação médica, explica Ivan.

- O secretário ressaltou que, caso os sintomas persistam e piorem, a criança deve ser levada ao HP. “Os profissionais médicos orientam que, se você perceber que a criança está tendo dificuldade de respirar e parece cansada como se tivesse acabado de correr, se tiver mais de três dias de febre e estiver hipoativa entre os períodos de febre, sem se alimentar por mais de 24 horas, ou se estiver extremamente irritada e chorosa, isso pode ser um sinal de gravidade. Nesses casos, é necessário levá-la imediatamente a um hospital para avaliação médica”, destaca.

- Profissionais da medicina instruem que sempre que a criança ou alguém da família estiver com sintomas gripais é importante evitar mandar para a escola e evitar ter relação social mais próxima.

- O secretário lembra que outro cuidado importante é a hidratação e também a alimentação. “Deve-se garantir que a criança esteja bem hidratada, bebendo bastante água, pois isso ajuda a diminuir o entupimento do nariz e reduz as chances de ter dificuldade respiratória. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico e evitar o agravamento das doenças”, finaliza.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quinta-feira, 06 de abril de 2023