PINHEIROS REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA CONSELHEIROS TUTELARES

- O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdeca) de Pinheiros publicou, na última sexta-feira (31), o edital de abertura do processo seletivo para contratação de cinco conselheiros tutelares – e suplentes – para a gestão 2024/2028.

- O documento está disponível no sistema de processos seletivos da Prefeitura de Pinheiros, no link https://bit.ly/3KpnoVc . As inscrições, que serão gratuitas, podem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (4) até 5 de maio, nos horários de 7 às 11h30 horas e das 13 às 16 horas, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, localizado à Rua Arlindo Chaves, s/n, bairro Niterói.

- A carga horária semanal a ser cumprida em horário de atendimento ao público e plantões será de acordo com escala elaborada pelo Conselho Tutelar, aprovada pelo CMDCA, de acordo com o regimento interno.

- O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consistirá na seleção prévia dos candidatos, a ser realizada em duas fases: inscrição dos candidatos e prova de conhecimentos específicos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Língua Portuguesa e Informática Básica, para habilitação de candidatura.

- A segunda etapa consistirá na eleição dos candidatos aprovados nas etapas anteriores, através de voto direto, secreto e facultativo. Detalhes sobre datas, local da prova, conteúdo programático e pontuação mínima, dentre outras, podem ser obtidos no edital do processo seletivo.

- Os candidatos também precisam se enquadrar nos critérios exigidos para a investidura do cargo, dentre eles, reconhecida idoneidade moral; ser brasileiro nato ou naturalizado; idade superior a 21 anos; residência no município há mais de dois anos; experiência profissional de, no mínimo, dois anos, com criança ou adolescente, em entidades registradas no Comdeca nas seguintes áreas: estudos e pesquisas, atendimento direto; ou defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente, dentre outros requisitos.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quinta-feira, 06 de abril de 2023