CULTURA E HISTÓRIA: GINCANA CULTURAL VOLTA APÓS 34 ANOS

- Qual a relação das fotos das palmeiras do bairro Pinheirinho com gincanas? Eu explico isso mais adiante. Enfim, após 34 anos, Pinheiros vai voltar a promover uma gincana cultural com a participação de escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento faz parte da programação da Festa da Carne de Sol.

- A competição está marcada para o próximo dia 21 de abril, ao longo do dia, sob um galpão equipado para os participantes e expectadores. O diretor de Cultura, Fábio Teixeira, explica que “as tarefas serão de cunho cultural, socioeducativo e deverão ser cumpridas pelas equipes das escolas”.

- O objetivo, continua Fábio, é “resgatar o interesse pela história e cultura do município”. Haverá tarefas de conhecimentos gerais, esportivas, de danças, de arrecadações, dentre outras. As equipes vencedoras serão premiadas.

- Competições como essas incentivam o interesse pela cultura e história local e deixam legados imateriais e materiais.

- Esse é o caso das 92 palmeiras do bairro Pinheirinho, um dos ícones do bairro e do município, que são herança direta da última gincana de nível municipal, disputada em 1989.

- Uma das tarefas de caráter ecológico da competição era plantar palmeiras ao longo de 665 metros à margem da avenida Vereador Jonas Orletti. Vinte e quatro anos depois, lá estão as suntuosas árvores, de aproximadamente 14 metros, dançando com o vento dia e noite.

- A secretária municipal de Educação, Marinete Zamprogno, juntamente com a pedagoga Eliana Evangelista, estão organizando e coordenando a gincana. A Festa da Carne de Sol acontece nos dias 20, 21 e 22, na Praça Augusto Ruschi.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quinta-feira, 06 de abril de 2023