PINHEIROS MANTÉM DOAÇÃO DE CESTAS BÁSICAS

Só em 2022, 28 TONELADAS DE ALIMENTOS foram adquiridas pela prefeitura

- A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pinheiros manteve a meta de combate à insegurança alimentar, que assola o país, com a doação de cestas básicas.

- Com recursos próprios, em 2022, foram adquiridos mais 28 mil quilos de alimentos que compõem a cesta básica para serem doados à população em vulnerabilidade social. A distribuição continua em 2023 e as cestas serão melhoradas.

- Além da cesta básica, a prefeitura, por meio da Assistência Social, também distribui a Cesta Verde, que reúne frutas, legumes e verduras produzidos pela agricultura familiar e assentamentos do município.

- No fim do ano passado, foram contratados, junto aos pequenos produtores rurais do município, 25 toneladas somente do Programa Alimenta Brasil, o PAD, que substituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

- Os recursos para a aquisição dos alimentos do PAD, provenientes da agricultura familiar, são do Governo Federal, com a proposta de garantir renda mínima aos produtores.

COMPRA DIRETA DE ALIMENTOS

- Outro programa mantido pela Secretaria de Assistência Social é o Compra Direta de Alimentos (CDA), com recursos do governo do Estado, junto aos pequenos agricultores familiares e assentados.

- A novidade é que a excelente gestão do programa em Pinheiros pela Assistência Social gerou um aumento de cerca de 40% no valor do recurso repassado pelo Estado ao município para a compra dos mantimentos, que chegou, em 2022, ao valor de R$ 292 mil, ampliando para 33 o número de famílias inseridas na compra direta.

- Antes, os recursos recebidos eram na ordem de R$ 160 mil e atendia a 25 agricultores e familiares.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quarta-feira, 04 de janeiro de 2023