CONTAGEM REGRESSIVA: RESTAM APENAS 2 KM PARA CONCLUSÃO DO ASFALTAMENTO DA ESTRADA PINHEIROS-SOBRADO

- Apenas 2 quilômetros. Após mais de 50 anos de espera, essa é a extensão que resta para que seja concluído o asfaltamento dos cerca de 21 quilômetros da ES-313, identificação oficial da rodovia que interliga a sede do município a São João do Sobrado.

- O último e pequeno trecho ainda sem massa asfáltica fica entre o início do perímetro urbano do distrito e a área da curva que antecede o acesso à localidade, no sentido rodovia ES-130 (Pinheiros-Montanha).

- A pista também já tem quase toda a sinalização horizontal pronta. Ainda falta construir o entroncamento de acesso, na ES-130, e o cumprimento de demais intervenções técnicas na via. A obra está dentro do prazo previsto.

- Apesar de, por enquanto, não possuir asfalto, o solo desse trecho já está preparado com outras camadas para receber o material. Ou seja, o barro, lama, poeira e os buracos já ficaram no passado.

- As chuvas dos últimos dias que, naturalmente, retardam a obra também têm revelado a magnitude e importância incalculável da construção para o município. Não faz muito tempo que, nessas condições climáticas, a estrada estaria caoticamente coberta de lama escorregadia e crateras, colocando em risco a vida de motoristas, dificultando o deslocamento de moradores, passageiros e do escoamento agro.

- Mas a realidade atual é a que vemos nas imagens: desenvolvimento, trafegabilidade segura, dignidade e uma boa viagem garantida.

- “Faltam apenas 2 quilômetros para que o asfalto rompa os 21 mil metros e toque o solo do perímetro urbano de São João do Sobrado, um sonho que foi adiado por 50 anos e que se faz real diante dos nossos olhos hoje. Muitos duvidavam do nosso esforço e que a obra começasse e fosse finalizada. Graças a Deus principalmente, ao empenho da nossa administração e à sensibilidade do governador Renato Casagrande, todas as previsões pessimistas foram superadas”, lembra o prefeito Arnóbio Pinheiro.

- Ao todo, serão 20,70 quilômetros de pavimentação que irá desde o trecho que se estende do entroncamento da ES-130 até São João do Sobrado. A via será em pista simples, com acostamento de 2 metros e calçada de 1,5 metro. Um trevo também será construído na ES-130, na entrada para o distrito.

- De acordo com o DER-ES, o asfalto utilizado é de ótima qualidade. Como parte do pacote da obra, quase toda a via que corta o distrito já foi asfaltada. No total, estão sendo investidos R$ 53 milhões.

[Por Franklin C. Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quarta-feira, 09 de novembro de 2022