VIGILÂNCIA AMBIENTAL DE PINHEIROS REALIZA 4º E ÚLTIMO LIRAa DO ANO

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiros, realizou nos dias na semana passada, o 4º Levantamento de Índice rápido e amostral (Liraa).

Os agentes de endemias realizaram vistorias em aproximadamente 426 imóveis neste período para o levantamento do índice de Infestação do aedes aegypti no Município.

No 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), realizado nos dias 17,18 e 19 de outubro, foi registrado o Índice de Infestação Predial de 0,2% (Baixo Risco). Segundo o Coordenador Sérgio Franco, “apesar dos índices estarem baixos, os cuidados precisam continuar, pois o período de chuvas e calor intenso já está aí e esses índices tendem a aumentar caso a população relaxe. No último Liraa realizado em junho, o município registrou 0.3% (médio risco) para infestação geral do Município”.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental pede ainda, a colaboração da população na recepção dos agentes de endemias para a realização de vistoria, pois essa atividade é fundamental para atualização do índice de infestação por Aedes no Município. A partir destes dados, a Vigilância Ambiental, programa ações de tratamento e outras ações inter setoriais necessárias nas áreas de maior risco.

Para a realização do Liraa, os quarteirões das 13 localidades urbanas do município, são sorteados pelo programa, onde são realizadas as visitas em todos os bairros, em um menor espaço de tempo. “Durante a realização do LIRAa é realizado técnica de pesquisa, sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente”, explicou o Coordenador Sérgio Franco.

Publicado em segunda-feira, 31 de outubro de 2022